• 06/09/2021
  • por Resenha Politika

Pandemia

Imunização dos idosos deve sempre contar com 3 doses, diz pesquisador da Fiocruz

Imunização dos idosos deve sempre contar com 3 doses, diz pesquisador da Fiocruz

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldro Cruz (Fiocruz) confirma que o “fator idade” influencia na eficácia dos imunizantes AstraZeneca e Coronavac.

Em entrevista à CNN, o pesquisador da Fiocruz na Bahia e coordenador do estudo, Manoel Barral Netto, explicou que a proteção contra o vírus da Covid-19, gerada a partir da aplicação das duas doses, é menor em pessoas mais velhas por questões genéticas.

“Já se sabe que a medida que o indivíduo vai ficando mais idoso, o seu sistema imune não responde tão bem quanto dos mais jovens. Isso é algo já conhecido e afeta de forma diferente cada vacina”, disse Netto.  

Proteção contra óbitos

A pesquisa da Fiocruz aponta que a eficácia dos imunizantes sofre uma queda significativa na população com maior idade. Pessoas entre 80 e 89 anos que tomaram a vacina da AstraZeneca tiveram uma proteção contra morte de 89,9%, enquanto a eficiência da Coronavac foi para 67,2%.

Já para o público acima de 90 anos, a vacina sofre novamente outra redução na eficácia. O estudo mostra que os índices de proteção ficaram em 65,4% nos vacinados com AstraZeneca e 33,6% com Coronavac nos idosos dessa faixa etária.

Comentários