• 25/09/2023
  • por Resenha Politika

Instituições nacionais apontam a Paraíba como um dos estados mais transparentes do Brasil na Segurança Pública

Instituições nacionais apontam a Paraíba como um dos estados mais transparentes do Brasil na Segurança Pública

A Paraíba é um dos oito estados do Brasil mais transparentes na Segurança Pública, de acordo com a publicação “Segurança Pública em Dados: guia prático para jornalistas”, publicado pelo Instituto Sou da Paz em parceria com o Instituto Fogo Cruzado, a Agência Fiquem Sabendo e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). 
 
Segundo o documento, a Paraíba atingiu o máximo de pontos no critério de transparência ativa de números em Segurança Pública (dados disponibilizados por vontade própria, sem que o governo estadual precise ser provocado), entre os sete critérios definidos na pesquisa, na qual estão a atualização dos dados até 2023, o detalhamento desses dados por municípios ou bairros e a divulgação dos números de letalidade e vitimização policial, entre outros.
 
De acordo com a análise, “na Paraíba, a Secretaria de Segurança e Defesa Social disponibiliza as metodologias de coleta dos indicadores criminais divulgados e disponibiliza dados sobre CVLI com desagregação por município. Outro destaque é a divulgação do número de casos elucidados. O estado também divulga ativamente dados sobre apreensão de armas, incluindo tipo, em série histórica desde 2010 e por regiões administrativas com maior incidência da ocorrência”. 
 
Os outros estados que também atenderam todos os critérios da pesquisa são: Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
                                                                                                                   
Os dados de indicadores criminais da Paraíba são divulgados pela própria pasta e disponibilizados no site da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, em  bit.ly/ssds-pb .

Comentários