• 08/03/2024
  • por Resenha Politika

Serviços

João Azevêdo anuncia expansão da Patrulha Maria da Penha para o Sertão; base será instalada em Cajazeiras e vai atender 28 cidades

João Azevêdo anuncia expansão da Patrulha Maria da Penha para o Sertão; base será instalada em Cajazeiras e vai atender 28 cidades

O governador João Azevêdo anunciou, nesta sexta-feira (8), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, em solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, uma série de ações voltadas para a proteção e empreendedorismo feminino. Dentre as medidas lançadas estão a expansão da Patrulha Maria da Penha para o Sertão e a disponibilidade de um aplicativo para acompanhar, por chamada de vídeo, mulheres com medidas protetivas que precisam acionar o atendimento policial.

A ampliação da Patrulha Maria da Penha, anunciada pelo chefe do Executivo estadual, chegará ao Sertão e terá a base do programa instalada em Cajazeiras, com atuação em 28 municípios. São eles: Sousa, Aparecida, Cajazeirinhas, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Pombal, Santa Cruz, São Bentinho, São Domingos de Pombal, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis, Cajazeiras, Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo, Uiraúna. A Patrulha Maria da Penha já está em 100 cidades da Paraíba, incluindo a  região do Brejo, Grande João Pessoa e Campina Grande.

O gestor também assinou o decreto que autoriza o funcionamento de três novas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, que irão funcionar em Esperança, Alhandra e Itaporanga. O governo já dispõe de 15 delegacias especializadas e uma Coordenadoria de Delegacia Especializada de Mulheres.

Na solenidade, também foi regulamentado o decreto que prevê a exigência, de percentual de mão de obra de mulheres em situação de violência doméstica em contratações públicas e a realização de ações de equidade entre mulheres e homens no ambiente de trabalho, como critério de desempate em licitações. A iniciativa é resultado de parceria com o Ministério da Gestão e Inovação, Ministério das Mulheres e Governo da Paraíba, por meio a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e Secretaria da Administração.

Comentários