• 10/11/2023
  • por Resenha Politika

João Azevêdo firma parceria com empresa de tecnologia da China para qualificação profissional de 30 mil jovens na Paraíba

João Azevêdo firma parceria com empresa de tecnologia da China para qualificação profissional de 30 mil jovens na Paraíba

O governador João Azevêdo assinou, nesta quinta-feira (9), em São Paulo, memorando de entendimento com a empresa chinesa Huawei, para a qualificação de mão de obra na área da tecnologia. A parceria irá contemplar 30 mil pessoas entre estudantes e profissionais da Tecnologia da Informação e contará com a parceria de instituições de ensino superior.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o memorando irá preparar uma grande quantidade de jovens para o mercado de trabalho. “Nós sabemos que educação é fundamental para que sonhos sejam realizados. A Paraíba se sente extremamente honrada de ter a confiança da Huawei para essa parceria. Estamos criando mais um Parque Tecnológico em João Pessoa para termos mais um espaço de preparação e formação de nossos jovens e  levando políticas de inclusão para colocar as pessoas no processo produtivo a partir da formação”, frisou.

O secretário da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, destacou a importância do termo assinado pelo governador para a capacitação profissional. “O acordo de cooperação técnica assinada vai contemplar, principalmente, os nossos estudantes e para isso vamos contar com a parceria das universidades para formar esses 30 mil jovens. A ideia é melhorar a empregabilidade, oferecendo novas oportunidades às pessoas que irão trabalhar com uma certificação internacional”, comentou.

O diretor de Canais da Huawei Brasil, Ricardo Matsui, afirmou que a parceria irá preparar as pessoas para o futuro. “Esse é um investimento muito importante para o desenvolvimento da sociedade. Dispomos de muitas tecnologias e muitas possibilidades e isso vai acelerar muito a desenvoltura de pessoas que ainda não têm essa capacitação e agradecemos ao Governo da Paraíba por essa parceria que será um sucesso”, sustentou.

A parceria prevê, dentre outras ações, a promoção da certificação internacional para profissionais e alunos; selecionar e habilitar profissionais replicadores; desenvolvimento e a adoção de tecnologias inovadoras; modernização de sistemas e processos internos; inclusão digital aos cidadãos paraibanos; promoção de educação em ciência da computação e tecnologia; e investimentos em infraestrutura de tecnologia.

Os auxiliares da gestão estadual Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional) e Rômulo Polari (presidente da Cinep) estiveram presentes, além de representantes da Huawei, dentre eles, Wanggang (diretor de contratos e operações da Huawei Brasil) e Victor Montenegro (gerente de Talentos e Ecossistemas da América Latina).

A empresa - A Huawei é uma das líderes globais de soluções de tecnologia da informação e comunicação. A empresa atua em mais de 170 países e regiões, atendendo a três bilhões de pessoas em todo o mundo, promovendo o desenvolvimento da indústria e a operação de redes seguras e estáveis.

Comentários