• 11/12/2022
  • por Resenha Politika

Brasília

Lula é diplomado pelo TSE como presidente nesta segunda, 12

Lula é diplomado pelo TSE como presidente nesta segunda, 12

Acontece nesta segunda-feira, 12, a diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República dos próximos quatro anos, no mandato de 2023-2026. Na solenidade realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) receberão os diplomas que os habilitam a tomar posse nos cargos perante o Congresso Nacional.

A entrega dos diplomas acontece após o término do pleito e a apuração dos votos. O evento marca o fim do prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.

Desde o resultado das eleições em 30 de outubro, apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que saiu derrotado do pleito, questionam o resultado das urnas. Acampados em diversas cidades, incluindo em Fortaleza, onde se reúnem em frente ao quartel da 10ª Região Militar, no Centro, eles pedem intervenção "federal" para impedir a posse de Lula, marcada para 1º de janeiro. 

 

Comentários