• 02/03/2022
  • por Resenha Politika

Serviços

Motoristas podem transferir carros pela Carteira Digital de Trânsito; saiba como fazer

Motoristas podem transferir carros pela Carteira Digital de Trânsito; saiba como fazer

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), lança uma nova ferramenta neste mês: a possibilidade de realizar a transferência de propriedade de veículos virtualmente.

A funcionalidade facilita a compra e venda entre pessoas física. Com a novidade, os usuários contam com a opção de realizar negociações sem a necessidade de reconhecer firma ou firmar contrato em papel, podendo recorrer apenas ao aplicativo, através da assinatura digital do GOV.BR.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, a autorização de transferência pode ser realizada por qualquer proprietário, desde que o veículo tenha documentação digital, que são os carros saídos de fábrica ou transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021.

COMO FAZER TRANSFERÊNCIA PELO APLICATIVO

Para realizar a transferência de veículos para novos proprietários, o vendedor deve acessar o aplicativo da CDT, informar o CPF do comprador, e assinar digitalmente. Em seguida, o comprador recebe uma notificação e deve repetir o processo. 

A autorização de mudança de propriedade vai diretamente para o sistema do Governo Federal. O próximo passo é levar o veículo para a vistoria no departamento de trânsito local e efetivar a transferência. 

Comentários