• 30/10/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Novembro Azul e o alerta para os cuidados com a saúde integral da população masculina

Novembro Azul e o alerta para os cuidados com a saúde integral da população masculina

Novembro é um mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma) e atualmente a segunda causa de óbito por câncer que mais atinge a população masculina. Com o foco na campanha “Novembro Azul”, que visa incentivar os homens a buscarem cuidado e atendimento especializado nas unidades de Saúde, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai promover, durante todo o mês de novembro, ações estratégicas por meio dos serviços de saúde da Rede de Atenção e das Gerências Regionais junto aos municípios, com o intuito de apoiar e incentivar atividades nos serviços da atenção primária.

O coordenador estadual da Saúde do Homem da SES, Hélio Soares, explica que a campanha surgiu em 2003 e que nos últimos 10 anos o trabalho tem sido voltado à saúde integral dos homens. “Durante todo o Novembro Azul, são ampliadas ações que visem estimular a prevenção dos homens, tornando-os mais conscientes para que possam buscar a saúde na atenção primária, nas unidades básicas, e no autocuidado. É importante que eles compreendam que também fazem parte dessa rede cuidados com o próximo, com a família, e os seus”, pontuou.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, são estimados mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Entre as neoplasias (câncer) malignas que mais afetam os homens, além de próstata, estão os que atingem os pulmões, estômago, fígado e vias traqueia. Doenças como infarto agudo do miocárdio, diabetes mellitus, pneumonia e acidente vascular cerebral hemorrágico, e fatores externos (acidentes/violência por arma de fogo ou arma branca), também estão entre as patologias que mais incidem sobre a população masculina.

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é essencial, e este é realizado por meio do toque retal e da dosagem do PSA no sangue, onde se pode avaliar a próstata.

Dentre as ações de controle para o câncer, a detecção precoce se destaca, e esta ação se divide em duas estratégias: diagnóstico precoce e rastreamento. O diagnóstico precoce é a identificação do câncer em estágios iniciais em pessoas com sinais e sintomas. Já o rastreamento se caracteriza pela aplicação sistemática de exames em pessoas assintomáticas, com o intuito de identificar um câncer em estágio inicial (WHO, 2017).

Para que ocorra a diminuição da mortalidade por câncer de próstata, torna-se de extrema importância o incentivo à população masculina no que se refere à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como o autocuidado.

Na Paraíba, o tratamento do câncer pelo SUS é realizado no Hospital Napoleão Laureano e Hospital São Vicente de Paulo, em João Pessoa; no Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), no Hospital Universitário Alcides Carneiro – HUAC, em Campina Grande, e no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, na Unidade de Oncologia do Sertão - Hospital do Bem, em Patos.

Comentários