• 21/01/2024
  • por Resenha Politika

Opera Paraíba atende 12 pacientes que esperavam por bariátrica no Hospital de Clínicas

Opera Paraíba atende 12 pacientes que esperavam por bariátrica no Hospital de Clínicas

O Opera Paraíba realizou nesse sábado (20), no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, uma série de cirurgias bariátricas, a fim de controlar a obesidade e outros problemas de saúde de pacientes previamente cadastrados no programa. Até o fim do dia, foram realizados 12 procedimentos. A ação faz parte da iniciativa do Governo da Paraíba, que prevê a facilitação do acesso dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) às cirurgias eletivas.

Estão sendo contemplados neste fim de semana os pacientes que já passaram por acompanhamento multiprofissional e atendem os critérios para cirurgia. O motorista por aplicativo Felipe Rodrigues, de 36 anos, foi um dos contemplados e lembra que, antes de ganhar quilos em excesso, podia jogar futebol e caminhar. “Antigamente eu conseguia jogar bola, caminhar e nada disso eu consigo fazer mais, sem falar que fiquei hipertenso e estou pré-diabético. Por isso, procurei esse programa que é a salvação pra muita gente, pois se fosse pra pagar, eu não teria como fazer a cirurgia,” ressaltou.

O médico coordenador do serviço, Eduardo Pachu, explica que a obesidade é uma doença que atinge mais de 50% da população brasileira, e o paciente bariátrico ganha muito em qualidade de vida após a intervenção. “A bariátrica muda muito a vida das pessoas. Hoje, o Governo do Estado, promovendo esse programa, melhora a qualidade de vida de quem é obeso e não conseguia se tratar por falta de acesso. Muita gente, mais de 50% da população, tem obesidade, que é uma doença que traz consigo diabetes, hipertensão, infarto, AVC. Então esses pacientes que não tinham condições de fazer o tratamento por não ter condições, passam a ter uma saúde de qualidade. Hoje conseguimos ter acesso aos pacientes mais carentes que necessitam, que clamam pela melhora da obesidade. E fazemos isso com muita qualidade pelo SUS,” enfatizou.

O diretor-geral do Hospital de Clínicas, Thyago Morais, destaca que a unidade já realizou cerca de 180 bariátricas desde o início dos procedimentos, em agosto de 2022. “Conseguimos ampliar a quantidade de procedimentos realizados desde o ano passado, passando a ofertar uma média de 16 cirurgias mensais. Com isso o programa tem beneficiado pacientes que estavam há anos tentando realizar a bariátrica,” detalhou.

O Hospital de Clínicas oferece cirurgias por meio do Programa Opera Paraíba nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica, mastologia, urologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cabeça e pescoço, vascular, proctologia e ortopedia.
 

Comentários