• 23/04/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Otorrino dá dicas para preservar a voz; confira quatro cuidados básicos

Otorrino dá dicas para preservar a voz; confira quatro cuidados básicos

A voz, uma das principais ferramentas para a comunicação, precisa de cuidados especiais. Muitas vezes subestimada, é através dela que é possível falar, expressar emoções, transmitir informações e fortalecer relações, e alguns cuidados no dia a dia podem evitar desgastes, rouquidão e tremores.

Mesmo cada voz sendo única e influenciada por diversos fatores como idade, gênero, saúde, tamanho das cordas vocais e formato da cavidade oral, a atenção diária de qualquer pessoa deve passar por pelo menos alguns cuidados básicos.

O otorrinolaringologista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, André Jorge de Oliveira, detalha cada um desses passos para ter uma voz saudável e forte.

1- Boa hidratação
De acordo com o especialista, é importante beber muita água durante o dia. A recomendação é ingerir 35 ml por kg de peso corporal.
A boa hidratação mantém a secreção que cerca as cordas vocais fluidas, melhorando a produção e qualidade da voz.

2- Bom uso da voz
Gritar pode machucar as cordas vocais, assim como precisar falar acima do tom em um ambiente com muitos ruídos.
A dica do otorrino é manter, sempre que possível, a voz em um tom relativamente baixo, de modo que seja possível escutá-la, mas sem precisar fazer muito esforço para isso.

3- Não fumar
O cigarro pode irritar as cordas vocais, podendo causar inflamação e danos às estruturas da laringe.
O médico do Hapvida NotreDame Intermédica ainda lembra que a nicotina pode lesionar as cordas vocais, trazendo a possibilidade de lesões malignas que, além de afetar a qualidade vocal, podem trazer sérias consequências para a vida da pessoa.

4-  Descansar a voz
Se todo instrumento precisa descansar, a voz não é diferente.  É necessário um tempo de silêncio e quietude, para que as cordas vocais descansem. Isso pode evitar a fadiga vocal, que ocorre quando as cordas vocais ficam sobrecarregadas.

Comentários