• 25/09/2020
  • por Resenha Politika

Saúde

Paraíba recebe doação de respiradores de empresa de energia elétrica

Paraíba recebe doação de respiradores de empresa de energia elétrica

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu quatro respiradores da empresa de energia elétrica Energisa para equipar UTIs e auxiliar no combate à Covid-19. Os equipamentos foram entregues nesta sexta-feira (25) e serão encaminhados para o município de Patos. A doação faz parte da mobilização da sociedade civil, por meio do programa Paraíba Solidária, que já arrecadou equipamentos, EPIs, máscaras e materiais de higiene para serem utilizados na rede pública de saúde, no enfrentamento do novo coronavírus.

De acordo com o secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros, a doação irá beneficiar a população do sertão paraibano, onde os casos da Covid-19 permanecem aumentando, em virtude do processo de interiorização do vírus no Estado. “A doação destes 4 respiradores é importantíssima no momento em que a pandemia ainda não foi contida, nós ainda temos um quantitativo de casos novos e doentes em UTI, que merecem esta segurança de, quando necessário, ter disponível um respirador”, ressalta o secretário.

A Energisa já havia realizado em abril a doação de 690 máscaras hospitalares N95, que ajudaram nas ações de combate durante o período mais crítico da pandemia na Paraíba. “A Energisa é uma grande empresa nacional, que teve um comportamento social nessa pandemia que merece ser elogiado, desde o início esteve ao nosso lado para fortalecer a luta contra o vírus”, afirmou Geraldo Medeiros.

Durante os últimos 6 meses de enfrentamento ao vírus, o Governo do Estado realizou a ampliação de 1.000 leitos hospitalares, 400 leitos de UTI e fez a testagem ampla de 10% da população paraibana. Para o presidente da Energisa na Paraíba, Mário Zidan, as ações em prol da saúde são um diferencial no Estado. “É muito bom a gente ver que a saúde está sob controle, ainda mais que outros estados estão sofrendo bastante, e saber que a Paraíba está com baixo volume nas UTIs e que toda a estrutura vai ficar de legado para a saúde da população”, destaca.

Sobre as doações ele reforça que é uma maneira de a empresa estar inserida na sociedade, na comunidade e fazer a sua parte com responsabilidade social. “Nós temos raízes na Paraíba, estamos aqui há 20 anos, e queremos contribuir. Estamos fazendo o nosso papel e o que está ao nosso alcance. Estes respiradores são parte disso e, se ele um deles puder salvar ao menos uma vida, já será motivo de grande alegria em contribuir para a saúde da população”, reforça o representante da empresa.

Para acompanhar as doações já realizadas e as empresas que já participaram da iniciativa, a população pode acessar o site: https://paraibasolidaria.pb.gov.br/ . No link, além das informações sobre os insumos contabilizados, também há informações de como contribuir com este movimento enquanto empresa, ou como sociedade civil.

Comentários