• 13/12/2022
  • por Resenha Politika

Homenagem

Pe. Djacy Brasileiro recebe medalha Padre Inácio de Sousa Rolim da ALPB

Pe. Djacy Brasileiro recebe medalha Padre Inácio de Sousa Rolim da ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba, homenageou com a entrega da Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim, o Padre Djacy Pereira Brasileiro. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (12). 

O sacerdote sertanejo defendeu as obras da Transposição do Rio São Francisco para que a água, esse bem tão precioso, chegasse também aos rincões do Nordeste. Pe. Djacy, em 2007, ficou conhecido nacionalmente ao erguer uma cruz de latas em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, para chamar a atenção das autoridades para a extrema necessidade de dar início à execução do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, o que foi iniciado por Lula em seu primeiro governo. 

Sobre o homenageado

O Padre Djacy é filho do casal Francisco Félix Brasileiro e de Justina Lopes Brasileiro. É natural da antiga cidade de Boqueirão dos Cochos, hoje Igaracy, na região do Vale do Pìancó, alto sertão paraibano. No dia 28 de dezembro de 1978, mudou-se para João Pessoa, juntamente com seus pais e os seus sete irmãos. Padre Djacy Brasileiro iniciou o ensino fundamental na antiga cidade de Boqueirão dos Cochos, concluindo-o na cidade de João Pessoa. Cursou os dois primeiros anos do ensino médio na cidade de João Pessoa, tendo concluído na cidade de Sapé. Em 1986, ingressou no Seminário Maior da cidade de Maceió (AL), para fazer o Curso de Filosofia. No ano de 1990, foi para o Seminário Maior de Teresina- (PI), objetivando cursar Teologia.

No ano de 1993, na cidade de Diamante, sertão paraibano, ordenou-se Diácono e, em 1994, na cidade de Itaporanga, ordenou-se Padre. Naquele mesmo ano, foi designado pelo Bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom Matias Patrício de Macedo, para assumir as paróquias de Diamante e Boaventura, incluindo, na época, a cidade de Curral Velho, tida como capela, na região do Vale do Piancó. Em 2002 foi designado pelo Bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom Jose Gonzalez Alonso, para assumir as paróquias de Santa Cruz e Lastro, localizadas na região de Sousa.

No ano de 2011, o Bispo Dom José González o transferiu para a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Pedra Branca, sertão paraibano. No ano de 2018, foi transferido para a Arquidiocese da Paraíba. Neste mesmo ano, o Arcebispo Dom Manoel Delson o nomeou vigário paroquial para a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro do Altiplano. Em janeiro de 2020, foi nomeado vigário paroquial da Paróquia Menino Jesus de Praga, no Bairro dos Bancários, em João Pessoa. Com o seu lema religioso: na fé, no amor e na luta, abraçou diversas causas sociais, tendo em vista a dignidade da pessoa humana. No ano de 2007, com uma “cruz de latas” (que tornou-se símbolo da luta por água), de aproximadamente dez metros de altura, acampou em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. Com essa cruz de latas, percorreu diversas cidades da Paraíba, na sua luta pela água em prol do desenvolvimento do alto sertão da Paraíba. o Padre Djacy Pereira Brasileiro sempre foi um abnegado na luta pela transposição de águas do Rio São Francisco, que minimizará o sofrimento do povo sertanejo, e trará desenvolvimento para aquela região carente de recursos hídricos.

 

 

Comentários