• 20/09/2023
  • por Resenha Politika

Professor de São João do Rio do Peixe, Sales Gaudêncio, é um dos autores do livro de José Maranhão

Professor de São João do Rio do Peixe, Sales Gaudêncio, é um dos autores do livro de José Maranhão

Na tarde desta terça-feira (19), o Senado lançou uma edição da coleção Grandes Vultos do Senado em homenagem ao ex-senador paraibano José Maranhão, morto em fevereiro de 2021, vítima de covid-19. O evento foi realizado no Museu Histórico Senador Itamar Franco, do Senado, e contou com a presença de familiares e autoridades de todos os Poderes. 

Os autores do livro, Francisco de Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzzo, apresentam um aprofundado retrato da vida pessoal do biografado, uma seleção dos discursos proferidos no Senado, os projetos significativos que apresentou e que relatou, marcos de sua vida pessoal e da carreira política, além de depoimentos de colegas parlamentares e de outras personalidades.

Sales Gaudêncio é natural da cidade de São João do Rio do Peixe, no Sertão da Paraíba. O professor exerceu vários cargos executivos no estado da Paraíba: Presidente da Fundação Casa de José Américo; Presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego; Diretor Executivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba; Secretário Executivo da Secretaria de Estado da Educação e Cultura da Paraíba por duas vezes em momentos diferentes.

A viúva de Maranhão, a desembargadora e presidente do TRE-PB, Fátima Maranhão, discursou sobre a trajetória política do marido e as suas principais bandeiras políticas: a luta pela democracia, o combate à seca e a valorização do Nordeste.

— Maranhão é a própria história, não só pela Paraíba, pelo muito que viveu, mas também como um paradigma, pelo tanto que amou. Daqui a 10, 20, 100 anos, quando consultarem a Biblioteca do Senado, vão encontrar a história do homem simples que viu vocês crescerem — falou, referindo-se à plateia repleta de políticos paraibanos, e continuou —  vão encontrar um senador de Araruna, que sempre soube honrar a cadeira que teve. Agora a história de José Maranhão está registrada ao lado de Humberto Lucena, Teotônio Vilela, de quem ele era discípulo — completou.

Trajetória

Nascido em Araruna (PB), José Maranhão foi empresário e político. Além de de senador, foi deputado estadual, deputado federal (inclusive constituinte), vice-governador e governador da Paraíba em três ocasiões. Ele também foi fundador do MDB, e ocupou a direção estadual do partido. O prefácio da obra foi escrito por Michel Temer, ex-presidente da República e amigo pessoal de José Maranhão.

Coleção Grandes Vultos que Honraram o Senado

A coleção foi instituída pela Resolução 84 do Senado Federal, de 1996, com o objetivo de homenagear ex-senadores que tenham se destacado como personalidades da história cultural, política e parlamentar brasileira.

Fonte: Agência Senado

Comentários