• 07/07/2023
  • por Resenha Politika

Coração Paraibano

Programa do Governo do Estado atende mais de 2,3 mil pacientes cardíacos em quatro meses

Programa do Governo do Estado atende mais de 2,3 mil pacientes cardíacos em quatro meses

O programa Coração Paraibano completará, na próxima segunda-feira (10), quatro meses de funcionamento e, desde que foi lançado pelo Governo do Estado, em março deste ano, já atendeu mais de 2.300 pacientes em procedimentos cardiológicos eletivos e de urgência, do litoral ao sertão paraibano.

Para a cardiologista do Metropolitano e coordenadora do programa, Roberta Tavares Barreto Teixeira, os primeiros meses do programa estão sendo um sucesso e um grande avanço para a saúde cardiovascular da população paraibana. “Esse resultado é surpreendente, e inédito. A Paraíba, hoje, é o estado pioneiro no tratamento adequado do infarto agudo do miocárdio, como nós temos centros de hemodinâmica nas três macrorregiões, estamos conseguindo transferir os pacientes para a realização do cateterismo em tempo hábil, que deve ser em menos de 120 minutos”, afirmou a gestora.

A cardiologista explicou que a principal causa de morte no mundo inteiro são as doenças cardiovasculares, e que o programa tem ajudado a buscar a redução nestes índices. “Diante disso, a Secretaria de Saúde do governo sempre teve a intenção de mudar essa realidade. Para ter êxito no tratamento do infarto, nós precisamos detectar o paciente infartado rapidamente e atuar com agilidade no tratamento, dessa forma reduzimos as chances de óbito e também de sequelas depois do infarto, e é justamente essa agilidade que o programa Coração Paraibano está conseguindo promover, então o resultado não poderia ser diferente”, pontuou Roberta.

A unidade de referência que registrou a maior quantidade de atendimentos em 4 meses de programa foi o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, com 1.029 procedimentos realizados; seguido da hemodinâmica de Patos, com 872 procedimentos; e a hemodinâmica de Campina Grande, com 494 procedimentos. Segundo Roberta, a equipe da SES-PB vem recebendo visitas de secretários de saúde de outros estados para mostrar como funciona o Programa Coração Paraibano. “Pernambuco é um deles, então estamos vendo que os gestores de saúde desses estados já estão nos buscando para utilizar o modelo do Coração Paraibano para o desenvolvimento de programas semelhantes fora da Paraíba”, frisou a cardiologista.

Nestes quatro meses, a unidade de referência que registrou um maior quantitativo de atendimentos em um único mês foi a hemodinâmica de Patos, com 298 pacientes atendidos no mês de junho. De acordo com o cardiologista hemodinamicista que atua nesta hemodinâmica, Jeann Carlos de Oliveira Santiago, em junho, a equipe da unidade atendeu pacientes de diversas localidades do Sertão da Paraíba, como: Patos, Cajazeiras, Piancó, Itaporanga, Pombal, Triunfo e São Bento.

“Graças à PB Saúde e ao Governo do Estado da Paraíba, hoje Patos se tornou a capital da cardiologia do Sertão. Estamos vivendo uma verdadeira revolução na saúde pública do Estado. São famílias que hoje estão tendo a oportunidade de ter um tratamento precoce e de qualidade. Eu, como paraibano e sertanejo, natural de Uiraúna-PB, me sinto muito orgulhoso em poder estar contribuindo com esse projeto incrível que vem salvando tantas vidas. Isso mostra que quando o poder público é bem gerido, com ideias inovadoras e responsabilidade, tudo acontece”, afirmou o cardiologista.

Comentários