• 28/11/2023
  • por Resenha Politika

Agricultura

Prorrogado até abril o prazo para quitação de dívidas rurais

Prorrogado até abril o prazo para quitação de dívidas rurais

Foi prorrogado até o próximo dia 24 de abril de 2024 o prazo de pagamento de dívidas rurais contraídas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A medida foi estabelecida pelo Decreto nº 11.796, que altera normas anteriores que regulamentavam a ação dos bancos nas renegociações de dívidas.

A Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) avalia a medida positivamente. O presidente Mário Borba destacou que a instituição, juntamente com a CNA, tem uma longa atuação nesse tema, sempre defendido a necessidade de oferecer melhores condições aos produtores da região.

“O Nordeste é uma região diferenciada, com demandas específicas. Por isso entendemos que é preciso oferecer soluções mais adequadas para as dívidas. Ficamos entusiasmados que o prazo tenha sido estendido e vamos trabalhar para que haja a maior adesão dos produtores”, resumiu.

Em parceria com o BNB, a Federação já realizou mutirões de orientação e regularização de dívidas em várias regiões do Estado. Em nível nacional, Mário Borba e outros presidentes de Federações, a exemplo do deputado Júlio Cesar (PI), realizaram encontros e mediações sobre o tema com os gestores dessa política.

Na Paraíba, as adequações necessárias para realização das renegociações estão em preparação. A expectativa é de que os produtores rurais com dívidas junto ao Banco do Nordeste já possam procurar as agências a partir da próxima segunda-feira (4). A Faepa também está disponível para oferecer orientação sobre as condições.

Comentários