- 09/10/2021
- por Resenha Politika
Saúde
Queiroga compara máscara a preservativo: 'diminui doenças, mas vou fazer lei pra obrigar o uso?'
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta sexta-feira (8) que, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, já é possível pensar em retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre. Ele não deu prazo para autorizar a flexibilização, mas afirmou esperar que ela ocorra em breve.
Durante a coletiva de imprensa realizada para detalhar o planejamento da campanha de imunização contra a doença em 2022, Queiroga voltou a falar que a obrigação do uso da máscara por parte dos governos não serve para conscientizar a população sobre a importância do uso do equipamento.
Para sustentar sua tese, ele fez uma analogia com o uso de preservativos para evitar infecções sexualmente transmissíveis.
"Preservativos diminuem DSTs, vou fazer lei que obrigue a usar preservativo? Nosso problema não é máscara, temos que desmascarar algumas pessoas aí, que têm narrativas que não se sustentam", criticou.
A secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid, Rosana Melo, disse que é preciso ter prudência em relação à liberação das máscaras.
"Gostaríamos de ver Zé Gotinha sem máscara, mas não é assim, temos de ter prudência", declarou, ao falar que vários critérios precisam ser observados em relação à pandemia para decidir sobre isso.
Estadão