• 06/02/2024
  • por Resenha Politika

Secretário nacional se reúne com gestores da Paraíba e discute Plano de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

Secretário nacional se reúne com gestores da Paraíba e discute Plano de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

As principais mudanças implantadas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi um dos temas discutidos na reunião ocorrida nesta segunda-feira (5), em João Pessoa, com a participação do secretário Nacional de Trânsito (Senatran), Adrualdo Catão, além do secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Isaías Gualberto, demais gestores do órgão e do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) na Paraíba, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).
 
A reunião com o titular da Senatran, vinculada ao Ministério dos Transportes, aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e, além da revisão e das principais mudanças implantadas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), também foram repassadas informações sobre o novo sistema Renaest (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito) na Paraíba.
 
O objetivo dos dois programas é a redução de mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de possibilitar ações que visem à melhoria da segurança viária no país e a promoção de políticas de educação para o trânsito, com o intuito de reduzir os sinistros, principalmente os fatais. Com as mudanças, o alcance da meta de redução passou de 2028 para o ano de 2030.
 
Na abertura da reunião, o secretário Jean Nunes deu as boas-vindas aos participantes, demonstrando o interesse do órgão em relação aos indicadores dos sinistros de trânsito. “Temos motivações para apoiar todas as ações do Detran e se preocupar com essa discussão entre os órgãos de segurança do Estado”.
 
O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, enfatizou o trabalho conjunto dos órgãos de trânsito para alcançar o objetivo final, com a maior transparência e engajamento. “Com as mudanças, tornamos o Pnatrans mais democrático e acessível, com os órgãos podendo inserir suas ideias e práticas”, afirmou o secretário, destacando a posição da Paraíba em 2º lugar no ranking regional e 8º lugar no nacional, em termos de produtos inseridos.
 
Durante o evento, o superintendente Isaías Gualberto fez uma apresentação das ações do Detran-PB, destacando os sistemas instalados para melhor atender aos usuários do órgão, a exemplo do primeiro emplacamento eletrônico, leilão eletrônico, prova remota de Legislação de Trânsito, ações da Operação Lei Seca e da Coordenação de Educação para o Trânsito, incluindo o concurso de redação Desafio Nota 1000 e as campanhas nacionais

Comentários