• 07/02/2024
  • por Resenha Politika

Festa

Seis dicas para manter o equilíbrio e evitar exageros durante o Carnaval

Seis dicas para manter o equilíbrio e evitar exageros durante o Carnaval

As comemorações de Carnaval já se iniciaram na Paraíba e é preciso ter cuidado para aproveitar sem deixar a saúde de lado. Além do desconforto que pode ser causado pelas altas temperaturas, é preciso atenção com a alimentação, a hidratação e o descanso para aproveitar a maratona de blocos, festas e viagens. 

Neste feriado, a previsão do tempo na capital paraibana é de sol, com algumas nuvens e chuvas isoladas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A médica da Hapvida NotreDame Intermédica, Bárbara de Alencar, resumiu seis dicas para manter o equilíbrio sem se descuidar nesse período. 

Hidrate-se - Beba bastante água antes, durante e após a folia. “Nas festas de carnaval, a pessoa costuma dançar, participar de desfiles e se divertir muito, contribuindo para o aumento da transpiração e gerando perda de água corpórea. Outro fator que pode gerar desidratação é o consumo de bebidas alcoólicas. Por isso é muito importante hidratar-se”, afirma.

Faça uma alimentação balanceada - Antes da festa, uma boa estratégia para ter energia é consumir carboidratos de rápida absorção. “Frutas, legumes, mingau de aveia, pão, macarrão e panqueca são boas alternativas”, sugere. 

Evite frituras e comidas gordurosas, dando preferência a carnes magras, como filé, peixe ou frango. “Durante a folia, faça refeições leves, com frutas, legumes, sanduíches e sucos. Uma boa dica para esses momentos é levar barrinha de cereal no bolso”, propõe.

Beba com moderação - Intercale a bebida alcoólica com água para evitar desidratação. Alimente-se, não beba de estômago vazio. “Adotando essas medidas, você protege seu aparelho digestivo, evita desidratação, diminui a quantidade de álcool na corrente sanguínea, reduz o risco de ficar bêbado (a) e aplaca o efeito desagradável da ressaca. E lembre-se: se beber não dirija”, orienta.

Use filtro solar -  Se você for desfilar na avenida, passear nas praias ou participar dos bloquinhos durante o dia, use filtro solar. 

Pratique exercício físico - Praticar exercícios físicos é uma boa estratégia para aguentar o pique do carnaval. “O exercício aumenta a função cardiorrespiratória e a resistência muscular”, defende. 

Atenção: se você já pratica exercícios, mantenha sua rotina. Porém, se ainda não malha e quer começar, vá com calma para não se machucar e procure um profissional.

Repouse - O repouso é fundamental para recarregar as energias, relaxar o corpo e a mente. “Seguindo essas dicas você aproveitará o carnaval com saúde”, sintetiza.
 

Comentários