• 07/03/2024
  • por Resenha Politika

SES alerta para os cuidados com a saúde da mulher e oferta serviços de diagnóstico do câncer de colo uterino

SES alerta para os cuidados com a saúde da mulher e oferta serviços de diagnóstico do câncer de colo uterino

O mês de março é marcado pelo alerta aos cuidados para a saúde da mulher e, nesse sentido, a  Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a atenção especial para a campanha “Março Lilás”, que tem como objetivo a prevenção e combate ao câncer de colo do útero, quarta causa de óbitos em mulheres no Brasil. Durante todo o mês, serão realizadas ações estratégicas por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde (Geas), Gerência Operacional da Atenção Básica (Goab), juntamente com a Gerência de Atenção Materno-Infantil (Goami), com oferta de exames no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC).

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, explica que as ações visam, sobretudo, chamar a atenção das mulheres para que possam participar das ações programadas durante todo o mês de março. Ele alerta também para o exame citopatológico, principal forma de prevenção do câncer de colo uterino. “Essa campanha do Março Lilás atinge toda a Paraíba, do litoral ao sertão. O Governo do Estado está promovendo várias ações, inclusive com uma oferta maior de cirurgias para as três macrorregiões no Opera Paraíba Mulher, reforçando a regionalização da saúde”, pontuou.

A abertura da campanha foi realizada nesta quinta-feira (7), e está disponível no canal do YouTube da SES pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCzxA2BEvRZS2U4Acomppdyg. Entre as ações programadas para o mês de março estão: capacitação para médicos e enfermeiros, sobre boas práticas do exame citopatológico, na quarta-feira (13); Mutirão de exames de ultrassonografias (mama e transvaginal), no CEDC, dia 16 de março; Realização de qualificação para a Inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), dia 22 de março, para os profissionais da 2ª e  3ª macrorregião, em João Pessoa; em Patos, no dia 23, e em Solânea, no dia 25, sendo realizada pela Rede Cuidar. E o Dia “D” de prevenção e combate ao câncer de colo de útero, com coleta do citológico, vacinação do HPV, promoção à saúde e prevenção do câncer, que acontecerá no sábado, dia 23.  

Ao longo do mês ainda serão realizadas ações educativas, como palestras, rodas de conversas e distribuição de material nos hospitais da rede estadual que atendem o público feminino. Além de vacinação de HPV nas escolas, exames de diagnósticos do HTLV para gestantes de alto risco na Maternidade Frei Damião, e no Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga para as doadoras do Hemocentro da Paraíba, mutirão de colposcopia, e procedimentos cirúrgicos ginecológicos ofertados às reeducandas do Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão.

A gerente operacional de Atenção Materno-infantil, Fátima Moraes, destaca que a incidência do câncer do colo uterino é mais comum em mulheres acima dos 25 anos com aumento desses casos de forma progressiva dos 45 a 50 anos. “Essa é a faixa etária de maior rastreamento e que forma o grupo mais acometido pelo câncer de colo de útero, mas isso não impede também que as mulheres que já tenham vida sexual ativa procurem o serviço de saúde e realize o seu preventivo, o exame papanicolau. Após o resultado do exame, essas mulheres serão encaminhadas ao especialista para tratar precocemente essas lesões, assim conseguiremos diminuir o número óbitos dessas mulheres acometidas pela doença”, frisou.
 

Comentários