• 01/11/2022
  • por Resenha Politika

Eleições 2022

TCU conclui análise dos boletins de urna e não encontra divergências

TCU conclui análise dos boletins de urna e não encontra divergências

O ministro Bruno Dantas informou, nesta terça-feira (1), que o  Tribunal de Contas da União (TCU) não encontrou nenhuma divergência na análise feita nos boletins de urna do primeiro e do segundo turno. 

"Tenho a convicção de que, mais uma vez, o tribunal cumpriu seu papel institucional com louvor, assegurando lisura e credibilidade ao processo eleitoral", disse em sessão plenária.

A auditoria é realizada a partir da comparação das informações dos boletins de urna com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Os auditores do TCU analisaram 4.161 boletins de urna do primeiro turno das eleições. O tribunal aponta que aproximadamente 5,8 milhões de informações foram comparadas e não foi encontrada nenhuma divergência. A amostra foi selecionada de maneira aleatória e entregue fisicamente pelo TSE.

No segundo turno, a equipe analisou 604 versões digitais de boletins de urna. Elaas foram coletadas no dia da eleição por 54 auditores distruibuídos em todas as capitais do país e nenhuma divergência foi encontrada.

Comentários