• 06/03/2024
  • por Resenha Politika

STF

Toffoli pede vista, e mudança sobre descriminalização do porte de maconha é suspenso

Toffoli pede vista, e mudança sobre descriminalização do porte de maconha é suspenso

O ministro Dias Toffoli solicitou prazo adicional para análise no julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal no STF  nesta quarta-feira (6). No momento do pedido de vista de Toffoli, o placar estava em 5 votos a favor da descriminalização e 3 votos contra.

Antes de retomar a sessão, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, esclareceu que a Corte não está debatendo a legalização das drogas ou a liberação de entorpecentes. Barroso enfatizou que a maconha é prejudicial à saúde e que o tráfico deve ser combatido.

O Supremo Tribunal Federal analisa a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006), que estabelece medidas para distinguir usuários de traficantes. Esta norma prevê penas alternativas, como serviços comunitários, advertência sobre os efeitos das drogas e participação em cursos educativos, para indivíduos que adquirem, transportem ou portem drogas para uso pessoal.

Embora a lei tenha abolido a pena de prisão, ainda mantém a criminalização, resultando na investigação policial e em processos judiciais contra os usuários de drogas, buscando a aplicação das penas alternativas.

Em um caso específico sob julgamento, a defesa de um condenado solicita que o porte de maconha para uso pessoal não seja mais considerado crime. O acusado foi detido com três gramas da substância.

 

Comentários