• 20/08/2022
  • por Resenha Politika

Eleições

TSE mostra 41 candidatos com Bolsonaro no registro; 16 utilizam o nome Lula

TSE mostra 41 candidatos com Bolsonaro no registro; 16 utilizam o nome Lula

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro(PL) são líderes nas pesquisas de intenções de voto para a Presidência da República, mas seus nomes não estarão nas urnas apenas na disputa pela vaga no Palácio do Planalto. Um levantamento da CNN identificou, ao todo, 41 pedidos de registro de candidatos com o nome de Bolsonaro; outros 16 trazem o de Lula, seu principal rival.

A prática de associar o nome que aparece na urna a outro candidato, em busca de mais votos, é permitida pela legislação eleitoral. Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autoriza os candidatos a usarem alcunhas e apelidos pelos quais são conhecidos, desde que “não se estabeleça dúvida quanto a sua identidade, não atente contra o pudor e não seja ridículo ou irreverente”.

Entre os “Bolsonaros” que disputam o pleito, além do candidato à reeleição no Executivo nacional, 15 concorrem a deputado federal e os outros 25 a deputado estadual ou distrital.

Mas apenas três deles ― o próprio presidente Jair Bolsonaro (PL), seu filho Eduardo Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição como deputado federal por São Paulo, e Valeria Muller Ramos Bolsonaro, uma parente distante dos dois que concorre ao cargo de deputada estadual também pelo PL em São Paulo ― carregam verdadeiramente o sobrenome.

Comentários