• 19/07/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Vírus da varíola do macaco é encontrado na saliva e no sêmen dos infectados

Vírus da varíola do macaco é encontrado na saliva e no sêmen dos infectados

O DNA do vírus da varíola do macaco pode ser detectado frequentemente em diferentes amostras de pessoas infectadas, incluindo saliva e sêmen. Essa foi a conclusão de um estudo feito pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) e publicado na última edição da revista Eurosurveillance, publicação científica sobre vigilância, epidemiologia, prevenção e controle de doenças infecciosas. 

A principal forma de transmissão da doença é por meio do contato com as lesões infectadas, mas esse estudo sugere que a propagação também pode acontecer por meio de fluídos sexuais e saliva. O que seria uma explicação para a valocidade no crescimento no número de casos no mundo. 

De acordo com monitoramento em tempo real conduzido pela iniciativa Global.health já são mais de 13.200 casos no mundo, sendo Espanha, Reino Unido e Alemanhã são os países com maior concentração de casos. 

A pesquisa foi feitas com 147 amostras clínicas de diferentes regiões, coletadas em 12 pacientes infectados com o monkeypox, em diferentes momentos da infecção.

Foram detectadas altas cargas virais em todas as 12 amostras de saliva e de lesões de pele dos pacientes. O DNA foi encontrado também em 11 de 12 swabs – cotonete estéril usado para coletar amostas para exames – retais; 10 de 12 de swabs nasofaríngeos; 7 de 9 de sêmen; 9 de 12 de urina e 8 de 12 de

Comentários