• 17/05/2023
  • por Resenha Politika

Memória

Wilson Leite Braga: morte do ex-governador da Paraíba completa 3 anos

Wilson Leite Braga: morte do ex-governador da Paraíba completa 3 anos

Nesta quarta-feira (17), completam-se 3 anos da morte do ex-governador da Paraíba, Wilson Leite Braga. O político faleceu aos 88 anos devido a complicações da Covid-19.

Wilson Leite Braga nasceu no dia 18 de julho de 1931. Ele era sertanejo, da cidade de Conceição, no Vale do Piancó paraibano.

A carreira política foi formada pelos principais cargos públicos: foi deputado estadual cinco vezes. A primeira, em 1955, pela UDN, e a última em 2014, pelo antigo PMDB.

Em Brasília, ocupou a cadeira de deputado federal por sete vezes, sendo a primeira vez em 1996, pelo Arena, e a última em 2006, pelo PMDB.

Wilson Braga foi eleito governador do Estado pelo PDS, em 1982, derrotando Antônio Mariz. Ele fez parte do grupo de governadores eleitos no período da retomada das eleições diretas para governadores do Estado.

Em João Pessoa, Braga ocupou a cadeira de vereador e foi prefeito, em 1988.

Reconhecimento

Wilson Braga lembrado pela execução do projeto Canaã, que buscava autossuficiência na produção de alimentos na região do semiárido paraibano, com a utilização de recursos hídricos de forma integrada. Também conhecido pelos mutirões para construção de casa para baixa renda em bairros de periferia de João Pessoa e trabalhos de assistência social no estado.

Comentários