• 13/12/2023
  • por Resenha Politika

Câmara dos Deputados

Wilson Santiago defende piso salarial para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na Comissão de Trabalho

Wilson Santiago defende piso salarial para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na Comissão de Trabalho

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos/PB) participou nesta quarta-feira (13), na Comissão de Trabalho, do debate sobre o Projeto de Lei 988/2015, que estabelece o aumento do piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Como forma de valorizar os profissionais, em 2021, o deputado Wilson Santiago apresentou o Projeto de Lei 1825/2021, que teve como objetivo atender a categoria dos fisioterapeutas, no aumento do piso salarial nacional.

O parlamentar destacou que o PL 988/2015 veio do Senado e caso seja aprovado na Câmara dos Deputados, já seguirá para sanção presidencial. Portanto, juntamente com os demais parlamentares com projetos apensados, acordaram para que fosse aprovado na Comissão do Trabalho e com isso, seguisse para a Comissão de Finanças e Tributação.

“A classe dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é uma das mais importantes como complementação da saúde do próprio cidadão brasileiro. Nós entendemos que ao longo desses anos, os fisioterapeutas merecem o reconhecimento pelo trabalho realizado até mesmo na pandemia, com os pacientes da Covid. Se não fossem os fisioterapeutas, o número de óbitos seria maior, talvez o dobro”, destacou Santiago.

Wilson Santiago acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá sancionar o projeto, por sua importância para a valorização desses profissionais que atuam na linha de frente em hospitais e clínicas de todo o país. “Nós não podemos concordar que o fisioterapeuta ganhe menos que outras categorias. Nós precisamos que eles ganhem uma remuneração justa”, enfatizou o deputado.

Na ocasião, o deputado Augusto Coutinho (Republicanos/PE) pediu vistas, o que adia a apreciação da matéria na Comissão do Trabalho.

Projeto de Lei

O projeto fixa o piso salarial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em R$ 4.650 mil mensais para uma jornada de 30 horas por semana.

Comentários