• 28/09/2022
  • por Resenha Politika

Eleições

Abstenção pode definir possibilidade de 2º turno na eleição presidencial

Abstenção pode definir possibilidade de 2º turno na eleição presidencial

Mais do que tentar o voto útil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concentra energia nos últimos dias de campanha para convencer o eleitor a comparecer na votação, no próximo domingo (2). Isso, porque, a abstenção pode definir se haverá ou não segundo turno, se os cenários das pesquisas de intenções de votos se confirmarem.

O número de eleitores que decidiram não votar nas últimas duas eleições presidenciais foi grande. A abstenção de votos chegou a quase 20% do eleitorado em 2014, e, em 2018, subiu ainda mais. Se essa tendência seguir agora no primeiro turno, mais de 30 milhões de brasileiros podem não comparecer às urnas;

“São aqueles que estão decepcionados com os dois lados, Lula e [Jair] Bolsonaro. Eles podem exercer claro o voto ao Ciro [Gomes] e à [Simone] Tebet, principalmente, mas muitos deles se quer darão o trabalho de votar. Enfim, a questão é observar nesta equação toda se o índice vai superar o das eleições anteriores ou se vai cair com uma certa força”, explica o cientista político e professor da ESPM Paulo Ramires.

Comentários