• 14/07/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Aspartame: saiba a quantidade segura de bebidas diet para evitar câncer

Aspartame: saiba a quantidade segura de bebidas diet para evitar câncer

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a substância aspartame — utilizada para adoçar a Coca Zero — é "possivelmente cancerígena", em comunicado oficial feito na noite desta quinta-feira (13/7). No entanto, o parâmetro de consumo considerado seguro para seres humanos foi mantido. Segundo estudos da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (Iarc), para não ter risco de desenvolver tumores, é seguro manter uma ingestão diária aceitável 

A Iarc afirmou que vai continuar monitorando novas evidências e incentivando grupos de pesquisa independentes a desenvolverem estudos adicionais sobre os efeitos da substância. "As evidências limitadas de carcinogenicidade em seres humanos e animais e as evidências limitadas de mecanismos de como a carcinogenicidade pode ocorrer destacam a necessidade de mais pesquisas para aprimorar nossa compreensão sobre se o consumo de aspartame representa um risco carcinogênico", pontuou Mary Schubauer-Berigan, da Iarc.

Saiba a quantidade ideal para você 

A sugestão da Iarc, órgão da OMS, é que sejam ingeridos de 0 a 40 miligramas por quilo de peso corporal — levando em consideração que cada lata de refrigerante diet tem entre 200 a 300 miligramas de aspartame. Assim, se uma pessoa tem 70 quilos, ela deve beber até 2,8 mil miligramas de aspartame, o que, segundo a OMS, corresponde a nove a 14 latas de refrigerante diet por dia para se manter livre de câncer — isso se ela não comer mais nenhum tipo de adoçante na dieta alimentar do dia.

Comentários