• 10/01/2024
  • por Resenha Politika

Câmara Criminal acata pedido do MPPB sobre desaforamento de júri na comarca de São Bento

Câmara Criminal acata pedido do MPPB sobre desaforamento de júri na comarca de São Bento

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba acatou pedido de desaforamento, formulado pelo Ministério Público, no sentido de deslocar para a comarca de Campina Grande o julgamento do réu Francisco das Chagas Ferreira dos Santos. O pedido foi motivado pelo fato de que um advogado, que patrocinava a defesa do réu, procurou influenciar os jurados no próprio fórum, fato ocorrido na comarca de São Bento.

O júri estava agendado para o dia 28/09/2023, mas foi suspenso por decisão do desembargador Ricardo Vital de Almeida, relator do pedido de desaforamento nº 0821513-94.2023.8.15.0000.

Segundo ele, existe a real possibilidade da imparcialidade dos jurados ser comprometida se o réu for julgado na comarca de São Bento, diante das interpelações do advogado que assistia o acusado. "Os motivos erigidos pelo Ministério Público e ratificados pelo magistrado a quo, demonstram claramente a real possibilidade de quebra da parcialidade do corpo de jurados da referida localidade, figurando clarividente a necessidade de resguardar o interesse público e a imparcialidade do julgamento".

O desembargador acrescentou que a comarca de Campina Grande é a mais apropriada para o julgamento do caso, "porquanto estaria distante o suficiente da interferência combatida pelo desaforamento, garantindo, assim, a imparcialidade e segurança necessária para o julgamento".

Por Lenilson Guedes

Comentários