• 16/03/2024
  • por Resenha Politika

VIDA NO MAR

Caribessa: ‘Caribe’ paraibano é cercado de corais e convite à práticas esportivas

Caribessa: ‘Caribe’ paraibano é cercado de corais e convite à práticas esportivas

As águas cristalinas das praias de João Pessoa deixam à vista, um pouco além da área de beira-mar, elementos coloridos, de variadas formas e texturas. São os corais que estão em dois pontos da capital paraibana. Um deles está na região do Bessa, na área conhecida como Caribessa, que não leva esse nome em vão: comparado ao Caribe, o lugar além de abrigar os corais, que são atração de turistas e mergulhadores, também é propício para a prática de vários esportes náuticos, a exemplo de stand up, kit surf e caiaque.

Além de ser um orgulho para João Pessoa, estampar propagandas e obras de arte, os corais também inspiraram a arquitetura e são o tema do empreendimento ‘Corais Haus’, da construtora Galvão Amorim. 

Os corais são de uma grande beleza. Assim que a maré baixa, é possível vê-los, além de crustáceos, moluscos e peixes das mais variadas espécies. Eles ficam a cerca de 700 metros da areia, o que permite explorar cada detalhe sem interferir no ecossistema. No local ainda dá para contemplar os golfinhos, que frequentemente nadam próximo à costa.

Para manter a preservação da área, algumas medidas são tomadas, como evitar a presença de barcos a motor na região, sendo a maioria à vela, a realização da pesca sustentável e o controle do turismo, impedindo o pisoteio, coleta excessiva e danos causados por embarcações. As medidas garantem que os corais permaneçam existindo de forma equilibrada.

Assegurar a presença desses ambientes vai além da estética e dos mergulhos: eles abrigam uma grande quantidade de vida marinha, sendo comparados a ‘florestas tropicais do mar’ devido à biodiversidade. Os recifes também atuam como barreiras naturais que reduzem o impacto das ondas do mar e desempenham um papel crucial na cadeia alimentar dos ecossistemas marinhos.

As colônias também contribuem diretamente para o aquecimento do turismo na região litorânea, atraindo visitantes durante todo o ano, de várias partes do mundo. 

Corais Haus -  Inspirado nos corais do Caribessa e suas riquezas, a Galvão Amorim lançará o ‘Corais Haus’, um empreendimento que carrega características biofílicas e que remetem aos ecossistemas marítimos, presentes local. A poucos metros da praia, o prédio tem localização privilegiada e é uma ótima oportunidade para quem deseja investir em uma das áreas mais promissoras de João Pessoa. 

A arquiteta responsável pelo projeto, Maiara Amorim, explica que o imóvel será tipo flat, com característica de hotel boutique, com a oferta de serviços mais personalizados para os clientes. Será um empreendimento menor, voltado para uma experiência exclusiva do cliente. 

“Nós já temos experiência com flats. Próximo ao local, a Galvão Amorim entregou em 2019 um empreendimento com perfil voltado para investidores. O Branco Haus é um sucesso, possui uma taxa de ocupação anual de 85%. Vamos pegar essa expertise e levar para o Corais Haus, que terá uma linha mais exclusiva”, explicou. 

Sobre a Galvão Amorim – A Galvão Amorim é uma construtora e incorporadora que atua no mercado de João Pessoa desde 2007. A empresa começou construindo casas em condomínios e gradualmente passou a construção de prédios, todos no bairro do Bessa, com exceção de um edifício no Miramar. 

Ela é uma empresa familiar que vem se destacando no mercado da construção civil de João Pessoa por seus projetos com design arrojado e inovador, bem como, com a credibilidade no cumprimento dos prazos, sempre se antecipando às entregas de seus imóveis. Sua missão principal é encantar os clientes com suas novas moradias, demonstrando cuidado e comprometimento com a comunidade local.

Comentários