• 17/01/2024
  • por Resenha Politika

Homenagem

Cavalgada da Gratidão abre comemorações dos 90 anos de vida de Antônio Quirino de Moura, ex-prefeito de Cajazeiras

Cavalgada da Gratidão abre comemorações dos 90 anos de vida de Antônio Quirino de Moura, ex-prefeito de Cajazeiras

O professor e advogado Antônio Quirino de Moura, ex-prefeito de Cajazeiras (1973-1977) e ex-deputado estadual (1978-1991) na Assembleia Legislativa da Paraíba, está celebrando 90 anos de vida no dia 15 de fevereiro de 2024.

Natural do Sítio Boa Esperança, na região do atual Distrito de Melancia, no município de Santa Helena, Alto Sertão da Paraíba, Antônio Quirino passou a residir em em Cajazeiras a partir de 1959, quando a família aportou na cidade em busca das luzes do saber e das oportunidades de trabalho da Terra do Padre Rolim.

Partindo da premissa de homenagear o professor, advogado, ex-prefeito de Cajazeiras e ex-deputado estadual com bases sólidas na região sertaneja, amigos e familiares de Antônio Quirino elaboraram vasta programação a ser cumprida no sábado (20) e domingo (21), com foco nas suas raízes rurais e no seu hobby declarado – a cavalgada, além de uma caminhada temática pelas ruas da cidade.

Tropeiros saem do Distrito de Melancia no sábado

Um grupo de tropeiros sairá no sábado (20) do Distrito de Melancia, em Santa Helena, com destino a Cajazeiras. A cavalgada está sendo organizada por familiares e amigos de Antônio Quirino, com a seguinte programação:

9h – Solenidade religiosa na Capela de Santo Antônio
9h20 – parada para lanche na Barraca do Vaqueiro
12h – Bate-sela no Balneário do Marinaldo, na comporta no açude Lagoa do Arroz
14h30 – Saída para Cajazeiras.

Caminhada da Esperança é homenagem dos sobrinhos ao tio-prefeito

Na alvorada do domingo (21), sobrinhos, sobrinhos-netos e agregados de Antônio Quirino fazem a Caminhada da Esperança, um percurso temático pelas ruas urbanizadas pelo ex-prefeito de Cajazeiras e que ainda hoje causam impacto na mobilidade urbana. A programação da caminhada é a seguinte:

5h30 – Concentração nas Oiticicas, no centro da cidade
5h45 – Início da caminhada que percorrerá as seguintes ruas e bairros: Rua Padre José Tomaz, Avenida Engenheiro Carlos Pires de Sá (trecho), Rua Anísio Rolim, Rua Francisco Aprígio Nogueira (trecho), Bairro das Capoeiras, Bairro da Esperança, Rua José Pedro Quirino
7h – Encerramento no adro da Catedral de Nossa Senhora da Piedade.

Cavalgada da Gratidão fecha o primeiro momento das homenagens ao vaqueiro

Capitaneada pelo padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque e o organizada por um grupo de amigos, a Cavalgada da Gratidãotambém acontece no domingo (21) e homenageia as raízes rurais de Antônio Quirino, um apaixonado por vaquejadas e cavalgadas. A programação é a seguinte:

9h – Concentração e ato religioso em frente ao 6º Batalhão de Polícia Militar, no Bairro dos Remédios
9h30 – Desfile pelas principais ruas da cidade com destino ao Parque de Exposição de Animais Antonio Cartaxo Rolim
11h – Feijoada festiva, com aboiadores, cantores, homenagens, entrega de comendas e aposição de placa comemorativa.

Comentários