• 04/04/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Com a queda da taxa de transmissão da Covid-19, visitas aos pacientes internos do HUJB são retomadas

Com a queda da taxa de transmissão da Covid-19, visitas aos pacientes internos do HUJB são retomadas

Com a queda da taxa de transmissão da Covid-19 na Paraíba, o Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUJB-UFCG/Ebserh/MEC) voltou a liberar o acesso de visitantes de pacientes internados. Mas, para fazer a visita ou acompanhar um paciente, é preciso apresentar o documento oficial com foto para acesso às enfermarias.

Os acompanhantes aos pacientes internados, conforme previsto em lei, foram mantidos durante o período da pandemia do coronavírus.

Outra exigência é o uso de máscara em todos os locais da instituição. Os horários e regras para visitas variam de acordo com a unidade de internação e as características do paciente.

Todas as informações estão disponíveis no Procedimento de Normas e Rotinas para Visitantes e Acompanhamentos dos Pacientes Internos do HUJB.

A Chefe da Unidade Multiprofissional e nutricionista do HUJB-UFCG/Ebserh, Renata Layne, falou sobre a importância do retorno das visitas para os pacientes, “As visitas para pessoas em ambientes hospitalares são parte do cuidado prestado nas instituições de saúde, sendo previsto na Política Nacional de Humanização. Isso por que a internação é um momento crítico e delicado da vida de pessoas em qualquer ciclo de vida, tirando-as de sua rotina e convivência familiar. Nesse contexto, acompanhantes e visitantes são uma rede de apoio familiar e social do paciente durante sua hospitalização, sendo uma forma de contato deste com a sociedade e o ambiente externo".

 

Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários