• 26/09/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Comitê de Humanização do HU de Cajazeiras promove a campanha "Você não está sozinho" durante o "Setembro amarelo"

Comitê de Humanização do HU de Cajazeiras promove a campanha "Você não está sozinho" durante o "Setembro amarelo"

“Você não está sozinho” é o tema da campanha do “Setembro amarelo” promovido pelo Hospital Universitário Júlio Bandeira da UFCG/Ebserh/MEC durante todo este mês. Nesta semana, houve a visita dos membros do Comitê de Humanização nos diversos setores da Unidade Hospitalar para tratar com os usuários e os colaboradores sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e o que fazer quando
necessitar de ajuda psicológica e/ou psiquiátrica em casos de ansiedade, estresse e depressão entre outras patologias, por exemplo. 

Existem também no HUJB, quadros intitulados “razões de viver” para que qualquer pessoa que queira possa escrever sua mensagem de fé, ânimo ou de  apoio para o seu próximo, contribuindo assim para um círculo saudável de boas vibrações.

Houve no dia 23/09, pela manhã e à tarde, o “momento relax”, para os colaboradores meditarem, relaxarem e darem uma pausa tão fundamental nos dias intensos de trabalho como no setor de saúde. 

Nos meios de comunicação oficiais da Unidade Hospitalar também houve reflexões sobre o sentido da vida, para tirarmos o peso da autocobrança e encontrarmos estratégias para lidar bem com a nossa ansiedade, construirmos redes de apoio e a prevenção ao suicídio.
 
Sobre a Ebserh

Criada em 2011, a Ebserh, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Os hospitais vinculados a universidades federais possuem característi cas específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários