• 07/12/2023
  • por Resenha Politika

ALPB

Deputados aprovam projeto que garante acolhimento de animais junto aos tutores em abrigos

Deputados aprovam projeto que garante acolhimento de animais junto aos tutores em abrigos

Os animais de estimação são, por muitas vezes, a única companhia dos usuários de albergues, abrigos e assemelhados. Sabe-se da importância destes animais na vida dessas pessoas, seja para segurança e até suporte emocional. Nesta quarta-feira (6), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o projeto de Lei 600/23, de autoria do deputado Jutay Meneses (Republicanos), que garante o acolhimento de animais de pequeno e médio porte que acompanhem os abrigados nos abrigos emergenciais, albergues, centros de serviços e casas de convivência.
 
“É preciso destacar que separar os animais das pessoas que eles acompanham representa uma verdadeira violência, gerando consequências e afetando negativamente pessoas que já enfrentam, cotidianamente, privações as mais diversas. Não seria justo que, exatamente no momento em que encontram um alento, são obrigados a se separar daqueles que são seus mais fiéis companheiros”, disse Jutay.
 
Um dos principais motivos da recusa das pessoas em entrar em um abrigo é que essas pessoas não podem levar seus animais de estimação, que na maioria das vezes é um cão de tamanho pequeno ou médio. Portanto, elas se recusam a estar protegidas contra as intempéries de chuva e frio e preferem estar ao lado do seu animal de estimação, que muitas das vezes é seu único amigo. “É relevante debater este projeto de lei que tem caráter humanitário e pretende solucionar esta questão, por meio da regulamentação dos animais junto aos seus tutores nos abrigos”, frisou.
 
De acordo com o projeto, os animais não serão acolhidos caso representem risco para os abrigados ou para os outros animais já acolhidos.

Comentários