• 27/02/2022
  • por Resenha Politika

Eleições 2022

Eleições brasileiras são as mais importantes para o WhatsApp

Eleições brasileiras são as mais importantes para o WhatsApp

O ano de 2022 apresenta enormes desafios para o WhatsApp, principal ferramenta de comunicação digital da sociedade brasileira. Além da pandemia e das eleições, dois grandes catalisadores de desinformação, o aplicativo virou uma importante arma para golpistas e fraudadores - segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o mês de setembro de 2021 registrou uma tentativa de fraude a cada 7 segundos no País.

No Brasil, à frente dos esforços para garantir a segurança dos usuários e a integridade da plataforma está Dario Durigan, 37. O mestre em direito constitucional pela UnB, que trabalhou como assessor especial da prefeitura de São Paulo entre 2015 e 2016 na gestão de Fernando Haddad, afirma que as eleições brasileiras são as mais importantes do mundo para o WhatsApp.

Ao Estadão, ele não falou apenas dos esforços do serviços no País para conter desinformação. Ele comentou a situação do Telegram, que virou alvo de autoridades brasileiras, e também tratou de informações presentes nos "Facebook Papers", série de documentos internos da Meta (holding do Facebook, WhatsApp e Instagram) vazados pela ex-funcionária Frances Haugen. Confira.

Frances Haugen afirmou algumas vezes que a Meta não direciona recursos para segurança em outros países. Segundo ela, a Meta só pensa na audiência americana, ignorando outros mercados. O WhatsApp no Brasil tem os recursos financeiros e pessoais suficientes para garantir a segurança dos brasileiros e da nossa democracia?

As eleições brasileiras de 2022 são as mais importantes do mundo para o WhatsApp. Posso dizer com bastante segurança que temos os recursos necessários. Tenho liderado esse processo que olha para as eleições com bastante cuidado e preocupação. Temos um país bem polarizado e um ambiente difícil. O WhatsApp sabe disso e tem atuado de maneira muito responsável, mobilizando os recursos da empresa de maneira global. O chefe global do WhatsApp tem repetido a importância da democracia brasileira. A gente vinha mantendo conversa direta com o Ministro Barroso (então presidente do Tribunal Superior Eleitoral) e repetindo a mensagem de que essa é a eleição mais importante. Não me compete a falar de outras plataformas, mas, do lado de WhatsApp, o que se faz no Brasil é fronteira e serve de inspiração para outros lugares do mundo, inclusive para o Norte global. Os esforços por aqui são pioneiros.

Os executivos americanos da Meta entendem o impacto do WhatsApp na sociedade brasileira?

Eu não posso responder pela Meta. O WhatsApp tem uma equipe forte e plural no Brasil. Essa equipe tem por função olhar para a realidade brasileira e abrir um amplo diálogo com imprensa, sociedade civil, academia, forças políticas, autoridades e governos centrais e regionais. A presença do WhatsApp no Brasil tem ganhado muito peso. E, cumprindo esse papel, conversando sobre o WhatsApp, recebendo as críticas, encaminhando propostas e trabalhando com as autoridades, há um amadurecimento do time brasileiro, que se reflete nos times centrais. Não há dúvidas de que um time mais robusto aqui reflete em avaliações de cenário, levando de maneira mais viva o cenário brasileiro para dentro da companhia.

Comentários