• 25/01/2024
  • por Resenha Politika

Saúde

Hospital de Patos implanta novo serviço de nutrição para pacientes graves e com necessidades específicas de alimentação

Hospital de Patos implanta novo serviço de nutrição para pacientes graves e com necessidades específicas de alimentação

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, em Patos,  implantou, nesta semana, o serviço Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), que vai garantir para os pacientes graves e internados em UTI, ou com demandas específicas de alimentação e dieta, um olhar diferenciado e uma nutrição mais eficiente.
 
A equipe multiprofissional é formada por nutricionista, médicos, e enfermeiros. O coordenador da nutrição da unidade, Thiago Viana, explica que os pacientes graves que ficam acamados, normalmente, recebem uma suplementação alimentar feita uniformemente. “Cada paciente tem uma necessidade específica e aí é onde se destaca o trabalho desta equipe nutricional, na avaliação individual do paciente, na necessidade calórica dele, que vai determinar qual a melhor suplementação alimentar e a via de administração, se será oral, por sonda ou parenteral, ou seja, direto na veia”, afirmou.
 
Com o novo serviço, pacientes críticos que estão na Área Vermelha, nas UTIs ou fazem tratamento oncológico terão uma atenção redobrada do setor nutricional, com a personalização dos planos alimentares. Assim, será possível fortalecer o sistema imunológico, prevenindo a desnutrição hospitalar.
 
Para o diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, a Nutrologia atua para evitar que o paciente sofra com déficits nutricionais, preservando-o de complicações decorrentes do desequilíbrio metabólico. “Ao propiciar uma alimentação saudável, mais equilibrada e agora direcionada, promoveremos a recuperação calórica do paciente e nossa unidade estará também cumprindo um importante papel, foi com esse foco que criamos esse novo serviço”, explicou.
 
Além dessa atuação prática de direcionamento de dietas, a ação também vai realizar treinamentos com toda a equipe hospitalar, com foco nestas novas diretrizes nutricionais, direcionado para diversos tipos de patologias, com ganhos importantes tanto para o conhecimento da equipe, aumentando as possibilidades de recuperação dos pacientes e tornando o atendimento mais eficiente e preciso. 

Comentários