• 16/06/2023
  • por Resenha Politika

Hospital Regional de Patos montará Posto Médico no Terreiro do Forró para atender ocorrências na festa de São João

Hospital Regional de Patos montará Posto Médico no Terreiro do Forró para atender ocorrências na festa de São João

Um dos maiores polos de diversão e festa da Paraíba durante o período junino, a cidade de Patos atrai milhares de pessoas que buscam comemorar o São João na cidade. E neste ano, de forma pioneira, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) vai montar no Terreiro do Forró, onde é realizado o evento, um Posto Médico para atendimento de ocorrências de baixa complexidade com suporte veicular para remoção para o hospital, caso haja necessidade de procedimentos mais complexos. A iniciativa de disponibilizar o serviço é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, e contemplará outros polos festivos na Paraíba, a exemplo do que já vem ocorrendo em Campina Grande. O São João de Patos acontecerá do dia 19 a 23 de junho, com atrações nacionais, regionais e locais.
 
No local, quem precisar de atendimento contará com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos, coordenadores de enfermagem, segurança, além da equipe completa de uma ambulância, que ficará de prontidão para fazer a remoção de pessoas para o hospital que precisem de socorro mais complexo. Nessa quinta-feira (15), o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, se reuniu com as coordenadoras de Enfermagem e com o diretor técnico do hospital, Pedro Augusto, para definir a formação da equipe e logística de funcionamento do serviço.
 
O médico Pedro Augusto explica a importância da disponibilidade deste serviço no Terreiro do Forró. “Essa área da festa tem um giro populacional muito grande e isso, por si só, já é um fator preponderante para a necessidade de socorro circunstancial. E este ano, além do posto da Prefeitura, as pessoas que irão participar da festa terão ainda outra opção de atendimento médico, noutra área do Terreiro do Forró, com suporte para assistência clínica e primeiros socorros”, afirma, lembrando que a equipe terá condições de tratar de dores, intoxicação alcoólica, assistência a traumas, como cortes, crises hipertensivas e outras intercorrências. O posto ficará localizado próximo ao Coreto 1.
 
Diariamente, o posto será reabastecido com medicamentos e materiais para pronto atendimento e 15 pessoas comporão, por dia, a equipe que irá ficar lotada no posto, o qual funcionará sem interrupção das 19h até as 3 horas da madrugada. “A orientação da SES foi que montássemos esse serviço para funcionar nas noites de festas e já estamos com equipe e logística definida, escalas fechadas e prontos para começar na segunda, no primeiro dia da festa”, disse o diretor. 

Comentários