• 03/10/2023
  • por Resenha Politika

Brasília

Mobilização: prefeitos de Joca Claudino e Bonito de Santa Fé buscam soluções para a crise nos Municípios

Mobilização: prefeitos de Joca Claudino e Bonito de Santa Fé buscam soluções para a crise nos Municípios

Os prefeitos Rinaldo Cipriano (Joca Claudino) e Ceninha Lucena (Bonito de Santa Fé) estão em Brasília, onde participaram nesta terça-feira (3) da abertura da Mobilização Municipalista que reúne em Brasília mais de 2,5 mil prefeitos. O evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e segue até amanhã (quarta-feira) com uma extensa agenda de reuniões com Executivo, Legislativo e órgãos de controle. 

Ceninha Lucena usou seu Instagram para registrar o momento: "Em Brasília, participando da Mobilização Municipalista, tendo como pauta principal o colapso dos municípios. Serão dias intensos de debate e também visitas institucionais", frisou.

O líder do movimento municipalista, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, iniciou a mobilização reforçando a programação para os dois dias de evento.

“Vamos ter uma programação grande e nem sempre podemos estar todos juntos, por isso, vamos nós [diretoria da CNM e Conselho Político] lá em 20 ou 30 para representar todos”, sobre as reuniões com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). Ainda como parte da programação, a previsão é que os gestores façam uma caminhada para a porta do TCU para que recebam as informações sobre a agenda. “A convocação é que todos estejam lá na rua lá na frente para que a gente mostre nossa força e que nós precisamos de respostas. Após isso, vamos para o salão verde para protestar no Congresso”, explicou Ziulkoski. 

O presidente frisou em mais uma Mobilização que os problemas enfrentados pelos gestores municipais há anos se agravaram com o atual cenário de queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “A crise não é conjuntural, não é só do FPM, ela é estrutural, ela vem de uma soma de questões que fizeram com que chegássemos a esse ponto”, lembrou. Ziulkoski colocou ainda em votação dos prefeitos a proposição de buscar uma agenda com o Executivo. “Quero colocar em votação dos senhores se vamos até o Palácio do Planalto ou se preferirem podemos convidá-los para vir aqui nos ouvir. Entendemos que essa é uma agenda importante”, explicou o presidente da CNM. 

O presidente da CNM foi incisivo ao explicar que eles não estão aqui em Brasília para fazer motim, mas mostrar a força do movimento municipalista. “Estamos aqui em paz, em busca de soluções para enfrentar essa crise, esse cenário, não precisamos usar armas, precisamos nos unir e mostrar nossa força”, destacou Ziulkoski. Ele 

Estudos da CNM sobre a crise

Na sequência, o presidente da CNM iniciou a apresentação com dados da crise aos prefeitos e contou com apoio de especialistas da entidade de diversas áreas como Educação, Saúde e Assistência Social. Eles falaram sobre o impacto que cada uma das pastas têm nas administrações municipais. “Cada um de vocês vai receber uma cópia desses dados que estamos divulgando hoje. Esses estudos mostram essa realidade. Vocês precisam ter isso em mãos para mostrar para a população dos senhores”, explicou o líder. 

Comentários