• 11/03/2024
  • por Resenha Politika

Saúde

Opera Paraíba realiza mais de 270 cirurgias oftalmológicas no Hospital Regional de Cajazeiras

Opera Paraíba realiza mais de 270 cirurgias oftalmológicas no Hospital Regional de Cajazeiras

O programa Opera Paraíba – iniciativa do Governo do Estado para facilitar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos – encerrou na última sexta-feira (8), no Hospital Regional de Cajazeiras, 275 procedimentos oftalmológicos. Durante toda a semana, de segunda a sexta-feira, foram realizados 55 procedimentos por dia, sendo 40 cirurgias de catarata e 15 de pterígio. 

A diretora-geral do Hospital Regional de Cajazeiras, Jacylene Eduardo, informou que o Hospital Regional de Cajazeiras é referência no estado em cirurgias oftalmológicas, que vem beneficiando vários usuários. “Essas pessoas, elas têm uma qualidade de vida um pouco interrompida. Alguns perderam até a capacidade de trabalharem. Eu acredito que é um ganho enorme. É uma fila que se estendia há anos e a gente sabe que as cirurgias oftalmológicas eram uma quantidade bem superior às demais cirurgias. Então, o Governo da Paraíba, com todo o compromisso do nosso governador, tem nos dado todo o suporte para que possamos dar essa  qualidade de vida aos usuários”, explica a diretora. 
 
O Opera Paraíba tem mudado a vida de pessoas como dona Alzira Maria Lisboa, de 70 anos, moradora do sítio Cambito, em Triunfo. Ela disse que sentia os olhos ardendo e não conseguia enxergar direito, estava sem conseguir fazer coisas simples do dia a dia. “Eu não conseguia cuidar das minhas coisas, costurar. Agora eu estou feliz com essa cirurgia e já estou esperando chegar o dia de fazer o outro. Eu quero ver as coisas bem direitinho”, conta.

Dona Geralda Maria Sousa da Silva, de 59 anos, moradora de Cachoeira dos Índios, que realizou a cirurgia de pterígio, contou que realizou um sonho. “Eu não vejo as pessoas pessoalmente, nem o celular eu enxergo mais sem os óculos. A vista é muito importante pra pessoa e a gente quer ver bem, fazer essa cirurgia é meu sonho e estou realizando”, comemorou.

Todos os procedimentos foram realizados via cadastro no Opera Paraíba, feito nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município. Mas a população também pode se cadastrar diretamente pelo site: operaparaiba.pb.gov.br, inserindo exames e encaminhamentos necessários.
 

Comentários