• 07/07/2023
  • por Resenha Politika

Paraíba atinge 90% de cobertura vacinal contra influenza e se torna o segundo estado a atingir a meta no Brasil

Paraíba atinge 90% de cobertura vacinal contra influenza e se torna o segundo estado a atingir a meta no Brasil

A Paraíba atingiu, nesta sexta-feira (7), a meta de vacinação de influenza para os grupos prioritários. O estado foi o segundo do Brasil a alcançar a cobertura de 90% prevista pelo Programa Nacional de Imunizações. Até o momento, 180 dos 223 municípios paraibanos atingiram a cobertura vacinal. A recomendação para as localidades que ainda não alcançaram a meta é intensificar as ações de vacinação para a população.
 
A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi iniciada em 10 de abril e se estendeu até o dia 30 de junho. Até o momento, o estado da Paraíba encontra-se com um total de 1.448.524 doses aplicadas. Deste total, 1.014.384 doses contemplaram os grupos prioritários (crianças, gestantes, puérperas, trabalhador da saúde, indígenas, idosos e professores). O público-alvo na Paraíba foi calculado em 1.522.325 pessoas. Em primeiro lugar na cobertura da Campanha ficou o estado do Amapá (98,34%) e em terceiro Pernambuco (70,98%).
 
O secretário de Saúde, Jhony Bezerra, destaca que a Paraíba tem ampliado as ações de imunização como medida de saúde com foco na prevenção. “O programa Vacina Mais Paraíba, lançado em julho de 2022, ampliou as ações de fomento à vacinação com capacitações, incentivo financeiro aos municípios que mais vacinam e o acompanhamento dentro das salas de vacina do estado, identificando as fragilidades e trabalhando para resolver as demandas que poderiam minimizar o alcance das altas coberturas vacinais na Paraíba. Ano passado, inclusive, fomos o primeiro estado a alcançar a meta de vacinação contra poliomielite. Com a vacina, a população fica protegida contra várias doenças e isso facilita também o trabalho dos profissionais, garantindo que as vagas em nossas unidades serão direcionadas ao tratamento de outras patologias”, lembra.
 

Comentários