• 11/04/2023
  • por Resenha Politika

Segurança

Patrulha Escolar aplicada por Guarda Civil é destaque em município paraibano; conheça

Patrulha Escolar aplicada por Guarda Civil é destaque em município paraibano; conheça

No município de Soledade, localizado no Cariri paraibano, as escolas da rede municipal de ensino contam com o projeto patrulha escolar, desenvolvido pela Prefeitura e aplicado pela Guarda Civil Municipal. Desde 2019 o grupo foi implantado e garante a segurança nas instituições de ensino, além de acompanhar atividades educativas e realizar rondas nas unidades.

Ao todo, oito guardas compõem a patrulha, que já precisou intervir em sala de aula ao notar a atitude suspeita de um estudante. Com o aluno, o grupo encontrou uma arma branca, que foi recolhida. Os pais do adolescente foram chamados na unidade escolar, assim como o jovem, que foi orientado pelos guardas.

Além de fiscalizar e fazer rondas, a patrulha auxilia na educação, ministrando palestras que tratam de assuntos como respeito aos pais e professores e ao patrimônio público.

O prefeito Geraldo Moura Ramos, presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública (Uniseg), ressalta que a patrulha escolar foi criada com o objetivo de trazer mais segurança para as escolas e dar tranquilidade aos pais, que deixam seus filhos na unidade confiando que lá estarão resguardados.

“A guarda municipal tem desempenhado um papel fundamental no dia a dia das escolas. Temos visto na mídia casos, cada vez mais comuns, de ataques e situações de violência na escola, e com a guarda conseguimos evitar casos, manter a ordem e ainda trabalhar de maneira educativa o tema de segurança na sala”, pontuou.

Comentários