• 24/02/2024
  • por Resenha Politika

Saúde

Pesquisa revela que brasileiro bebe menos água do que necessário; ingestão melhora funcionamento do organismo

Pesquisa revela que brasileiro bebe menos água do que necessário; ingestão melhora funcionamento do organismo

A ingestão satisfatória de água está associada a um melhor funcionamento do organismo, mas nem todos levam isso a sério: um estudo feito pela Danone Research mostrou que a população brasileira tem um consumo abaixo do esperado. A presença de sucos e líquidos açucarados foi de 32% entre o total de bebida ingerida, valor próximo ao da água, sendo de 37%. Entre crianças e adolescentes, o consumo de água caiu para 33%, enquanto a ingestão dessas bebidas foi de 41%.

A nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica,  Sonalle Carolina Andrade, alerta para a importância de cada pessoa beber a quantidade de líquido que o seu corpo precisa, sendo uma média de 35 ml para cada kg de peso. Beber a medida necessária irá garantir uma melhor absorção dos nutrientes e uma hidratação mais completa, sendo uma espécie de “condutor” das vitaminas para os órgãos vitais.

“Além de hidratar, ela vai carrear os nutrientes e levar o oxigênio para as células. Nosso corpo é bombeado pelo sangue, mas a água auxilia em conduzir todas as vitaminas, minerais e oxigênio, transportando também as toxinas ruins para o rim, que faz a eliminação através da urina”, explica.

A especialista revela ainda que a água auxilia na regulação da temperatura corporal, na desintoxicação do corpo, na hidratação da pele – evitando o surgimento da acne e combatendo a retenção de líquido – e na perda de peso.

Perigo – A falta de uma ingestão apropriada de água pode levar à desidratação, que está relacionada a sintomas como constipação, dores de cabeça, boca seca, tontura e vertigens, pele seca e enrugada e até insuficiência renal. “Todos os órgãos acabam sendo afetados, direta ou indiretamente”, explica a profissional.

Idosos – Assim como as crianças, os idosos podem ter dificuldade para ingerir água. O grupo, no entanto, está precisa de maior atenção por ter menos água no organismo e mais facilidade para a desidratação. A falta de sede também piora o quadro, sendo muitas vezes necessário aplicar lembretes automáticos para evitar grandes intervalos sem hidratação.

Comentários