• 22/11/2023
  • por Resenha Politika

PF investiga extração ilegal de minérios no Sertão da Paraíba

PF investiga extração ilegal de minérios no Sertão da Paraíba

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (22), na cidade de Várzea, no Sertão da Paraíba, tem como objetivo combater a extração ilegal de minérios. O trabalho apura crimes como usurpação de matérias-primas da União, uso de documentos falsos e violações ambientais.

Segundo a instituição, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara Federal de Patos, também no Sertão. Os mandados foram cumpridos na sede de uma empresa de mineração. Conforme a PF, o estabelecimento pertence a um “cidadão português que, segundo a informações colhidas na investigação, realizava extração e beneficiamento ilícitos de calcário naquele município do sertão do estado”.

Conforme apurado, a empresa investigada realizava extração de calcário sem autorização dos órgãos estatais, usurpando matéria-prima de propriedade da União e causando enorme impacto ambienta. Estima-se que foram extraídas mais de 50 toneladas do minério, os quais estão avaliados em aproximadamente 750 mil reais.

Comentários