• 27/12/2023
  • por Resenha Politika

PIS-Pasep: prazo para sacar o abono salarial termina nesta quinta

PIS-Pasep: prazo para sacar o abono salarial termina nesta quinta

Termina nesta quinta-feira (28) o prazo para sacar o abono salarial do PIS e do Pasep de 2023 , referente ao ano-base de 2021. 

Após esse período, os valores não resgatados serão revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). No entanto, é possível reaver o montante após esse prazo, por meio do site do Ministério do Trabalho e Emprego.

abono salarial é um auxílio anual concedido a trabalhadores e servidores que preenchem os critérios estipulados pelo programa. Com um valor máximo equivalente a um salário mínimo, é pago conforme calendário definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).

Para saber se você tem direito, é possível realizar a consulta por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Os trabalhadores da iniciativa privada recebem o PIS (Programa de Integração Social), pago pela Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos contemplados pelo Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) têm seus depósitos feitos pelo Banco do Brasil.

O cronograma de saques do PIS/Pasep 2023 teve início em fevereiro. No caso do PIS, considera-se o mês de nascimento do trabalhador para o pagamento. Para o Pasep, a referência é o dígito final do número de inscrição no programa.

Comentários