• 18/10/2023
  • por Resenha Politika

Polícia Federal cumpre mandados contra empresas acusadas de extração ilegal de minério na PB

Polícia Federal cumpre mandados contra empresas acusadas de extração ilegal de minério na PB

A Polícia Federal, com o apoio da Sudema e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, deflagrou na manhã desta quarta-feira (18) a “Operação Bentonita II”,  que tem por objetivo combater a extração e comercialização ilegal do minério que dá nome à ação.

Foram expedidos 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Campina Grande.

A operação teve início quando investigação realizada pela delegacia de Campina Grande identificou a extração ilegal do minério bentonita no município de Cubati/PB, com posterior venda para empresas beneficiadoras instaladas em Soledade/PB e Cubati/PB. Além disso, também foram coletados indícios de que as empresas poderiam estar utilizando artifícios para dar aparência de legalidade e, assim, revender os bens no mercado nacional a um preço bem abaixo do valor de mercado.

Em agosto de 2022 foi realizada a primeira fase da operação, tendo na ocasião sido apreendidos documentos e celulares, que após serem analisados embasaram a realização desta segunda fase com o objetivo de aprofundar a investigação.

Os investigados responderão pelos crimes de extração/exploração de mineral/matéria-prima da União, com posterior lavagem de ativos e possível organização criminosa.

Comentários