• 15/11/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Policlínica Municipal de Sousa realiza ação em alusão ao Novembro Azul

Policlínica Municipal de Sousa realiza ação em alusão ao Novembro Azul

A Policlínica Municipal de Sousa, no sertão da Paraíba, está realizando diversas as ações. O atendimento direcionado ao público masculino, integra a programação da campanha ‘Novembro Azul’, da Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em combate ao câncer de próstata.

No sábado, 11/11, foram realizados exames de toque retal, uma ação fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O médico Urologista, Dr. Edglê Pedro, esteve à frente desses atendimentos.

A secretária de Saúde, Amanda Silveira Dantas, ressalta a relevância da ação, destacando que o diagnóstico precoce é crucial, mesmo na ausência de sintomas. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, são incentivados a procurar um urologista para discutir sobre o exame de toque retal, que permite avaliar possíveis alterações na glândula prostática.

A coordenadora da Policlínica, Socorro Marques, destaca a importância de os homens procurarem os agentes comunitários em suas Unidades Básicas de 
Saúde (UBSs) antes do atendimento na Policlínica. Ela explica que a próxima ação está agendada para o dia 25 de novembro. Em caso de alterações nos resultados do exame de toque retal, a SMS encaminhará o paciente para o tratamento necessário.

Comentários