• 03/05/2023
  • por Resenha Politika

Prazo para recadastramento de armas encerra hoje (3), diz ministro da Justiça

Prazo para recadastramento de armas encerra hoje (3), diz ministro da Justiça

O prazo para o recadastramento de armas de CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) do Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas), sistema do Exército, para o Sinarm (Sistema Nacional de Armas), da PF (Polícia Federal), se encerra nesta 4ª feira (3.mai.2023).

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, 911.296 armas foram registradas no Sinarm até 3ª (2.mai). O número equivale a 97,6% do registrado no Sigma (933.233).

O prazo inicial de recadastramento era até 3 de abril, mas foi estendido até 3 de maio no final de março. Na época, Dino disse que 81% das armas no Brasil já haviam sido recadastradas. “Temos um andamento bastante positivo e, portanto, não haverá prorrogação. Ao final do prazo, a PF vai aplicar a lei, as armas se tornarão ilegais”, afirmou Dino na 3ª (2.mai) depois de rechaçar um novo prolongamento do prazo.

Em abril, o ministro afirmou que um novo decreto sobre armas de fogo no país deve ser finalizado em maio. O texto deve ser entregue pelo Ministério da Justiça para a análise do presidente.




 

Comentários