• 26/04/2018
  • por Resenha Politika

Prefeitura e Faculdade Santa Maria lançam o projeto Animais do Bem

Prefeitura e Faculdade Santa Maria lançam o projeto Animais do Bem

A Prefeitura de Cajazeiras realizou, na manhã de hoje, 26 de Abril, o lançamento do projeto Animais do Bem, umaparceria da Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Zoonoses, com a Faculdade Santa Maria. O evento foi realizado no anfiteatro da Faculdade e contou com a presença de estudantes e diversas autoridades.

Idealizadora do projeto, a diretora da Faculdade Santa Maria, Ana Goldfarb, que há dois anos vem trabalhando na sua construção,falou da alegria em conseguir implantá-lo, após tantos desafios e obstáculos. Ela esclareceu intenção da instituição em realizar ações na cidade sem nenhum interesse, a não ser o bem do próximo. Ana Goldfarb desabafou e disse que o projeto está sendo implantado, apesar de algumas denúncias feitas em diversos órgãos, a exemplo do Conselho Veterinário. Isso, segundo ela, virou escudo e reforçou ainda mais a realização do projeto. “O que aparentemente hoje não é nada, daqui a um ano a gente vai estar mudando o curso das relações de forma geral”, afirmou.

Durante apresentação do projeto, foram mostrados dados com resultados satisfatórios do processo de castração realizado no Amazonas e Pará. “Castrar é um ato de amor e responsabilidade”, frisou.

O secretário de Saúde, Cristovão Pinheiro, parabenizou a diretora da Faculdade Santa Maria pela iniciativa e coragem. “Vivemos ainda em um tempo onde a politicagem se envolve nas coisas sérias. Mas acredito que para se fazer uma cidade melhor, é necessário que o poder público e o poder privado tenham essas parcerias. É preciso que as pessoas se unam em favor de coisas grandes e não de coisas pequenas”, comentou.

Para o secretário, esse projeto é um divisor de águas na Paraíba. “Sem dúvida, será um exemplo, independente de política.Nós apoiamos de forma irrestrita esse projeto, porque acreditamos que ele não é um projeto que enxuga gelo. E que nós possamos fazer mais parcerias em favor das pessoas que vivem na cidade e não em favor de posições políticas-partidárias”, acrescentou.

A representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Elisiane Marques Moreira, lamentou que tenha havido desencontro de informações. “Em nome do conselho estou aqui para tentar melhorar o projeto, para tentar ajudar, da melhor forma possível, para que seja algo mais dinâmico, e da forma mais correta. Que a gente possa perpetuar essa projeto que é tão bacana”, enfatizou.

A ideia do projeto é retirar todos os animais de rua de Cajazeiras, castrar, remifurgar, vacinar, coletar sangue para análise e tratar. Após os procedimentos, aquele que tiverem condições serão marcados e colocados de volta.

A solenidade contou com as presenças do secretário de Saúde, Cristovão Pinheiro, secretário de Articulação Política, José Anchieta, coordenadora Zoonoses, Cleo Moura, e de Maridelzira  Betania, professora e médica veterinaria da Universidade Federal Rural do estado do Pará.

Comentários