• 04/12/2023
  • por Resenha Politika

Saiba quem é o homem que provocou Ciro Gomes e levou um tapa no rosto

Saiba quem é o homem que provocou Ciro Gomes e levou um tapa no rosto

Tiê Rocha de Sousa Oliveira, identificado como ativista lesbotransfeminista, ambientalista e antirracista em sua biografia do Instagram, foi agredido na noite deste domingo, 3, pelo ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT). Em evento na Beira Mar de Fortaleza, o jovem registrou o momento em que provocou o então ministro, o chamando de “bandido”.

“Diz pra nós como é que rouba a população sem ser preso”, questionou Tiê. Na sequência, Ciro respondeu: “Quem deve saber isso é bandido, eu não sou, não”. O rapaz rebate: “Tu é bandido”.

Após isso, Ciro dá um tapa em Tiê, que pergunta: “Tu deu na minha cara, seu racista?”. Em seguida, o ex-presidenciável confirma: “Dei, sim. Pra você aprender a me respeitar”.

 

 

 

Ideais políticos

Após o ocorrido na noite do domingo, Tiê se pronunciou em suas redes sociais para desmentir os boatos que giram em torno de uma eventual candidatura a vereador de Fortaleza nas eleições municipais de 2024.

Conforme publicou em sua conta oficial do Instagram, ele não será candidato ao cargo pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e nem é filiados à legenda. No entanto, reiterou que apoia “o movimento de eleger candidaturas afroindígenas e LGBTQIAPN+ em todo o Brasil”.

“O tempo dos brancos já era! É nós (sic) no poder ou não será, apanho na cara com orgulho para defender o que é nosso e não (faço) isso pra me eleger. Nós temos ‘um projeto de Nação! Com a licença da palavra”, escreveu.

 

Tiê é membro do grupo Tambores de Safo desde o ano de 2011, e cofundador dos grupos Batuque de Odê e do Bloco Cola-velcro.

Conforme a minibiografia no site Mapa Cultural de Fortaleza, o jovem participa do ciclo carnavalesco desde 2013 como percussionista de grupos como Maracatu Nação Pici, Afoxé Omorisá odé e Oxum Odolá, no qual foi contramestre de batuque no Carnaval de 2023.

Tiê é formado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e já atuou em áreas direcionadas ao setor, como na Oscip Jovem Sertão, uma organização de voluntariado, composta por empresários, jornalistas, publicitários e sociedade civil. 

 

 

Comentários