• 18/09/2021
  • por Resenha Politika

Imunização

Secretários questionam número de adolescentes que receberam vacinas não recomendadas no País

Secretários questionam número de adolescentes que receberam vacinas não recomendadas no País

Entidades representativas de secretários da saúde estaduais e municipais lamentaram a recente decisão do Ministério da Saúde (MS) de interromper a vacinação de adolescentes sem comorbidades. Os órgãos afirmam que não foram consultados previamente sobre o tema e enfatizam que as decisões não têm “respaldo técnico ou científico”.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) questionaram ainda a confiabilidade dos dados apresentados pelo MS sobre os adolescentes que foram vacinados com imunizantes ainda não aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária: cerca de 25 mil, de acordo com o órgão federal.

“Quando o próprio Ministro da Saúde aponta que ocorreram pouco mais de 25 mil aplicações de vacinas diferentes daquelas recomendadas para os adolescentes, temos que primeiramente considerar se o dado é real, uma vez que erros de registro vêm sendo identificados, tanto por eventual esgotamento dos servidores, como por dificuldades relacionadas aos sistemas de informação”, argumentam, lembrando que o quantitativo equivale a 0,75% do total de vacinas aplicadas.

O Povo

Comentários