• 06/02/2023
  • por Resenha Politika

Fraude

Site falso da Americanas engana clientes e rouba dados do cartão

Site falso da Americanas engana clientes e rouba dados do cartão

Circula na internet um site falso que imita o da Americanas com o intuito de roubar dados bancários dos usuários. A ameaça foi descoberta pela empresa de cibersegurança ESET, que alerta para o fato de que golpes online usando o nome da varejista estão em alta neste momento em que a companhia está em processo de recuperação judicial .

O site falso encontrado pela ESET traz uma enorme riqueza de detalhes ao imitar o oficial da Americanas, demonstrando bastante cuidado por parte dos cibercriminosos.

Além da URL, que é diferente da oficial, as vítimas dificilmente têm indícios para perceber que se trata de um site falso. Visualmente, o site é idêntico ao da Americanas, além de oferecer detalhes como ampla variedade de produtos, diversas opções de frete e opções de pagamento.

O golpe se dá na hora de concluir a suposta compra. Se o pagamento escolhido for por Pix, o usuário fará a transferência para uma conta registrada no nome "Via Varejo Eletrônicos LTDA", que tenta passar credibilidade ao imitar o nome de uma companhia real, responsável por marcas como Casas Bahia, Ponto e Extra - a Americanas, porém, pertence à B2W.

Se a vítima escolher pagar pelo cartão de crédito, um aviso de compra bloqueada aparecerá ao final, fazendo com que ela digite o número de outro cartão e os golpistas consigam roubar ainda mais informações bancárias.

"Desconfie de situações em que é pedido que inclua mais de uma vez os dados do cartão. Em grande parte das vezes, essa prática surge com o intuito de extrair o maior número possível de dados do seu cartão, já que o processo nunca é concluído", alerta Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET no Brasil.

Comentários