• 09/03/2024
  • por Resenha Politika

SXSW 2024: MIT aponta 10 tecnologias que vão mudar o mundo

SXSW 2024: MIT aponta 10 tecnologias que vão mudar o mundo

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts(MIT) divulgou nesta sexta-feira (9), na SXSW 2024, em Austin, nos Estados Unidos, um relatório anual que lista as dez tecnologias que mais impactaram os acontecimentos do mundo no último ano.

inteligência artificial (IA) foi a tecnologia que apareceu em primeiro lugar.

“Não é surpresa que vejamos IA na lista. 2023 já foi um ano muito agitado para IA. Nós estamos agora em um momento que o público está interagindo diretamente com IA, conscientemente testando, usando IA generativa para fazer imagens”, disse Bramson-Boudreau.

Por mais que tenha encontrado dificuldades durante o ano, como falhas no Bing Chart, da Microsoft, e no Bard, do Google, essa é uma tendência que promete mudar os comportamentos da sociedade.

1. Inteligência artificial

Em primeiro lugar na seleção do MIT, a IA se destacou por ser a ferramenta que foi em tempo recorde de protótipo experimental a produto para o consumidor.

Além do boom dos chatbots, como o Chat GPT e o Bard, as ferramentas de criação de imagens lançadas pela Meta e Microsoft permitiram que em um clique fotos do Mickey Mouse e do Bob Esponja Calça Quadrada pilotando um avião contra as Torres Gêmeas fossem geradas.

A IA também foi a grande protagonista da Mobile World Congress (MWC), outra importante feira de tecnologia mundial que aconteceu em fevereiro na Espanha.

2. Novas células solares

Em novembro de 2023, uma nova tecnologia de geração de energia solar bateu recordes de eficiência. O uso do mineral Perovskita em conjunto com o Silício produziu placas que podem revolucionar essa forma de geração de energia. Para medir a eficiência, é calculada a quantidade de raios solares convertidos em eletricidade pelo material.

Atualmente, 95% das placas são feitas de Silício, mas a Perovskita captura ondas de tamanhos diferentes do que o material. Por isso, em conjunto, os dois fornecem um desempenho melhor do que o entregue hoje.

A empresa Oxford PV pretende começar a comercializar os painéis solares ainda em 2024.

3. Apple Vision Pro

O headset de realidade virtual da Apple tem a maior tela de alta resolução já feita para um dispositivo do tipo. Ele começará a ser vendido neste ano.

A empresa aposta que sua nova tecnologia será um divisor de águas, criando novas tendências globais.

4. Medicamentos para perda de peso

O aumento global da obesidade foi chamado de epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, medicamentos como Mounjaro e Wegovy estão viraram ferramentas das mais poderosas contra o problema.

Há evidências que sugerem que eles também podem proteger contra ataques cardíacos e derrames.

5. Sistemas de energia geotérmica

A energia geotérmica é limpa, está sempre disponível e é virtualmente ilimitada.

No entanto, devido aos desafios de engenharia, a humanidade mal arranhou a superfície do que ele pode oferecer.

Novas técnicas de perfuração, que chegaram a pontos mais profundos pela primeira vez estão conseguindo libertar mais calor da Terra para produzir energia limpa.

6. Chiplets

Chiplets são microchips especializados que podem ser interligados para fazer tudo o que um chip convencional faz e muito mais.

Com eles, os engenheiros devem encontrar novas maneiras de tornar os computadores mais rápidos e eficientes.

7. Tratamento de edição de genes

Novos tratamentos baseados em CRISPR (técnica revolucionária de edição genética) estão em desenvolvimento há anos.

Nas últimas semanas de 2023, um da Vertex tornou-se o primeiro a obter aprovação regulamentar no Reino Unido e nos Estados Unidos pela sua capacidade de curar a doença falciforme, uma doença potencialmente fatal.

8. Computadores Exaescala

Os supercomputadores mais rápidos do mundo agora podem realizar mais cálculos do que um exaflop (isto é, um 1 seguido de 18 zeros).

Novas máquinas capazes de processar dados científicos a estas velocidades permitirão aos cientistas realizar simulações mais sofisticadas do clima, da fissão nuclear, da turbulência e muito mais.

9. Bombas de calor

As bombas de calor são aparelhos elétricos que podem resfriar e aquecer edifícios.

Uma adoção ampliada dessa tecnologia poderia reduzir substancialmente as emissões de carbono no planeta.

As vendas aumentaram em todo o mundo. Nos EUA, ultrapassaram os fornos a gás pela primeira vez.

Novos tipos que funcionam em temperaturas mais elevadas também poderiam ajudar a descarbonizar a indústria.

10. “Assassinos” do Twitter

Em 2022, Elon Musk comprou o site agora conhecido como X (antigo Twitter), e praticamente nada naquela rede social foi igual desde então.

Ele demitiu a maior parte da equipe e dispensou a moderação de conteúdo, assustando tanto anunciantes quanto usuários.

Agora, à medida que alternativas como Bluesky, Threads e outras ganham terreno, a praça central da cidade deu lugar a quartos privados.

Comentários